Todos os módulos
Os módulos do curso abaixo foram oferecidos no Primeiro Ciclo Formativo do Projeto Água: Fonte de Vida, para todo o Regional Sul 1, entre os meses de Agosto/22 à Abril/23.
Para acesso aos módulos do Segundo Ciclo Formativo do Projeto Água: Fonte de Vida, que está sendo ofertado neste momento, junto as Sub-Regiões (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 e 2, São Paulo e Sorocaba), basta acessar o menu na lateral esquerda.
Módulo - 1
Encontro 1
TEMA - 1: O que cada um de nós sente, sabe, pensa e age sobre a questão da água.
RESPONSÁVEIS:
Josi Carolina da Silva Leme ; Maria Luísa Bonazzi Palmieri; Isabel Georgina Patronis Dominguez
Metodologia:
- Dinâmica de interiorização / A água e os nossos sentidos.
- Apresentação da organização do curso.
Link para apresentação utilizada: https://drive.google.com/file/d/1w9R9EumLuICaLR0szWhH3KsDQK9uOrSt/view?usp=sharing
- Intervalo.
- Dinâmica de apresentação:
Para o nosso primeiro encontro interativo pedimos que todos se apresentem por meio do seguinte link: https://padlet.com/proflucianosjc/7kgq6ful82phedpz
Divisão em grupos e utilização da ferramenta Jamboard.Socialização dos grupos.
- Avisos e encerramento.
Atividades para serem realizadas pós encontro:
O curso de extensão é composto por 15 encontros de 3 horas cada (em média), complementados por 30 horas de estudo e pesquisa.
Para o módulo 1, que propõe o tema “O que cada um de nós sente, sabe, pensa e age sobre a questão da água”, destaque um parágrafo da Encíclica Laudato Si’ que se relacione com nossa primeira discussão, transcreva-o no fórum e explique o porquê de sua escolha. Aproveite para ler as postagens dos colegas e comentá-las.
Para acesso a Encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, acesse AQUI
Também sugerimos que acesse e conheça os seguintes sites e documentos:
Módulo - 2
Encontro 2
Tema - 2: Diálogo ecumênico, inter-religioso e com outras cosmovisões nas questões socioambientais.
Responsáveis:
Elias Wolff
Isabel Georgina Patronis Dominguez
- Exposição temática dialogada
- Em grupos pequenos, partilhar alguma experiência com água em sua igreja/religião
- Exposição partilhada
- Partilha das impressões dos vídeos, em relação com a própria vivência com as águas
- Exposição temática dialogada - Texto de apoio:
As águas na América Latina interpelam os credos por justiça socioambiental
https://drive.google.com/file/d/1veOZFSkB6PrI8F5NJNTXT0ewBEKSrWBS/view?usp=sharing- Interação ecumênica e inter-religiosa
Bibliografia:
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e Água: água fonte de vida. São Paulo: Salesianas, 2004.
CONIC. “CONIC: chamado ecumênico em defesa da Água”. Brasília, dezembro de 2017. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/textos/conic-chamado-ecumenico-em-defesa-da-agua ;
CONIC. “Declaração ecumênica sobre a água como direito humano e bem público”. Berna, 22 de abril de 2005. Disponível em https://www.conic.org.br/portal/files/2015/decl_ec_agua_conic.pdf
CONSEJO MUNDIAL DE IGLESIAS. “Declaración sobre el agua para la vida”. IX Assemblea del CMI. Porto Alegre, 23 de febrero de 2006. Disponível em: < https://www.oikoumene.org/es/resources/documents/assembly/2006-porto-alegre/1-statements-documents-adopted/international-affairs/report-from-the-public-issues-committee/water-for-life>.
FAMA 2018. Mensagem das Religiões e Espiritualidades aos Povos. Fórum Alternativo Mundial da Água”. Brasília, 22 de março de 2018. Disponível em: < http://www.conic.org.br/portal/files/MENSAGEM_DAS_RELIGIOES_E_ESPIRITUALIDADES_AOS_POVOS.pdf>.
FERNANDES, Marcia. Por que usar água em rituais espiritualistas. Acessível em https://www.marciafernandes.com.br/site/por-que-usar-agua-em-rituais-espiritualistas/
FRANCISCO. Laudato Si – Sobre a Casa Comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
JOÃO PAULO II. Ut Unum Sint. São Paulo, Paulinas, 1995.
MALVEZZI, Roberto. “A questão da água na América Latina”. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2005/09/17/a-questao-da-agua-na-america-latina-por-roberto-malvezzi-gogo/ ;
VATICANO II. Nostra aetate, Dignitatis humanae e Unitatis redintegratio. Em VATICANO II. Documentos e Declarações. São Paulo: Paulus, 2007.
Vídeo do lançamento da REDA-Brasil: 1,20min a 1,40min - youtube.com/watch?v=6IoP6nhKzNE
WOLFF, Elias (org.) Águas para a vida – Apelo aos povos e seus credos. São Paulo: RECRIAR, 2019.
WOLFF, Elias. Espiritualidade do diálogo inter-religioso – Contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.
Encontro 3
Tema - 3: Espiritualidade Ecológica (Doutrina socioambiental da Igreja, ecoteologia, economia de Francisco e Clara) – vivência.
Responsáveis:
Luis Fabiano dos Santos Barbosa
Programação do Encontro Formativo:
14h10 - 1. Oração inicial: Cântico das Criaturas de Daniel, versão do Padre Zezinho. (5 min) 14h15 - 2. Exercício de autoconsciência orientado: respirar, aquietar a mente. (5 min) 14h20 - 3. Sair do computador e abrir a porta ou janela da casa. Perceber o que há de natureza transformada pelos humanos, à sua volta. Na pia, deixar a água correr pelas suas mãos. Molhar o rosto e o pescoço. (15 min) 14h35 - 4. Exposição: a espiritualidade cristã em analogias: a seiva da árvore, as árvores de um bioma, captar com antenas os sinais de Deus na Vida. (15 min) 14h50 - 5. Atividade participativa em grupo: Qual a imagem sobre espiritualidade que mais tocou você? Como você cultiva a espiritualidade? (30min) 15h20 - 6. Exposição: A colcha de retalhos da ecoespiritualidade. (40min) (a) Encantamento, (b) Gratidão e louvor, (c) Ouvinte da Palavra na Bíblia, na realidade e na criação, na Bíblia e na realidade, (d) Profetismo, (e) Conversão pessoal, social e ecológica (f) No dinamismo do Espírito, (g) Interdependência. Após cada tópico, cantaremos uma música. (Links para texto de referência: Versão Pastoral - AQUI e Versão Integral - AQUI.) |
16h - 7. Grupo: - Quais dessas características da ecoespiritualidade marcam sua vida pessoal e de sua comunidade? Qual delas precisa ser revitalizada? (30min). 16h30 - 8 . Plenário (30min) 17h - 9. Encerramento rezando o Salmo 136. |
Link para apresentação .ppt: https://docs.google.com/presentation/d/1Pk0GrBW-BDGnhJ7pHFex8MNZVRuEcmdY/edit?usp=sharing&ouid=117135232987559613571&rtpof=true&sd=true
Referências e literatura complementar:
BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. São Paulo: Paulus. 1990
BOFF, L. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004 (Nova edição revista e ampliada: Vozes, 2015).
Conclusões da Conferência de Medellín, 1968: (trinta anos depois, Medellín é ainda atual?) São Paulo: Paulinas, 3 ed, 2010.
FERNANDES DA COSTA, R.; ROCHA SANTOS, F (orgs). A mística do Bem Viver. Belo Horizonte, Senso, 2019.
FREI BETTO; BOFF, L. Mística e Espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2010.
MAÇANEIRO, M; MURAD, A. A espiritualidade como caminho e mistério. São Paulo: Loyola, 1999.
MURAD,A; RIBEIRO,S; GOMES,P.R. A casa da teologia. São Paulo, Paulinas, 2010.
MÜSSIG, D. Hacia um cristianismo ecológico. Aportes bíblicos y litúrgicos para el cuidado de la creacíon. Cochabamba: Itinerários, 2018.
Papa FRANCISCO. Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da Casa Comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
Sínodo para a Amazônia (Documento Final). 2019. Disponível em: http://secretariat.synod.va/content/sinodoamazonico/pt/documentos/documento-final-do-sinodo-para-a-amazonia.html
SUSIN, L.C (org.). Mysterium Creationis: um olhar interdisciplinar para o universo. São Paulo: Paulinas, 1999.
THEOKRITOFF, E. Abitare la Terra. Uma visione Cristiana dell’ecologia. Magnano: Qiqajon, 2009.
Clipes e Áudios
DP. O profeta (áudio).
KUHN, Cireneu. Tudo está interligado.
Padre ZEZINHO. Cântico das Criaturas (Dn 3).
Padre ZEZINHO. Em prol da vida.
Padre ZEZINHO. Salmo 18 / 19.
Trilha sonora do filme “Irmão Sol, irmã Lua”, de Franco ZEFIRELLI. Versão brasileira.
VALE, Rubinho. Palavra e canção (sem áudio).
Zé VICENTE. Um hino ao Divino.
Encontro 4
Tema - 4:
O que pensamos e sentimos sobre o nosso modo de vida atual, as questões socioambientais e que mundo queremos.
Responsáveis:
Professor: Pe. Luiz Albertus Sleutjes
Metodologia:
- 14h - Acolhida (Oração Inicial) - 10 min.
- 14h20 - Exposição:
Introdução
O que está acontecendo na nossa casa comum?
O pecado ecológico
Desdobramentos na vida presente e na vida futura
Justiça socioambiental: solidariedade planetária
Economia Francisco/Clara
Reações locais, regionais e intergeracionais
Passos possíveis para o bem comum
Questões:
- 16h50 - Encerramento.
Encontro 5
Tema - 5:
Transversalidade da água e ecologia integral.
Responsáveis:
Professor: Prof. Me. Francisco Emilio Surian
- Acolhida - Introdução do tema “Transversalidade da água e ecologia integral”
- Oração inicial - vídeo
- Momento de integração - partilha de fotos
- Diálogo - a água no nosso mundo - transversalidade
- Trabalho em Grupos - Aprofundar a leitura de alguns documentos sobre Água e criação de um texto
- Plenário - Apresentação do trabalho dos grupos
- Encerramento
FRANCISCO, Papa. Laudato Si': Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015
FRANCISCO, Papa. Viagem Apostólica do Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai (5-13 de julho de 2015: Participação ao II Encontro Mundial dos Movimentos Populares. 2015. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/july/documents/papa-francesco_20150709_bolivia-movimenti-popolari.html>. Acesso em: 13/10/2021
Dicasterio para el Servicio DEL DESARROLLO HUMANO INTEGRAL. Aqua fons vitae - Orientaciones sobre el agua: símbolo del grito de los pobres y del grito de la Tierra. 2020. Disponível em: <https://www.humandevelopment.va/content/dam/sviluppoumano/documenti/AFV-SPAGNOLO-final06_2020.pdf>. Acesso em: 18/10/2022
PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Agenda 2030: Objetivos do Desenvolvimento Sutentável. 2015. Disponível em: <http://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 18/10/2022.
Módulo - 6
Encontro 6
Tema - 6:
Água como bem público, bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos, participação social, (comitês de bacia como uma das possibilidades, plano de bacia).
Responsáveis:
- Professor: Jose Aparecido dos Santos
- Professor: Maria Luisa Bonazzi Palmieri
Descrição da atividade:
No encontro vamos dialogar sobre o conceito de bacia hidrográfica e sua importância para a educação ambiental, vamos compartilhar informações sobre a situação das nossas bacias e sobre os espaços de participação social, como os comitês de bacia e conselhos.
Como atividade prévia, teremos a atividade no fórum sobre a situação das nossas regiões e se sabemos quais as nossas bacias hidrográficas.
Para dialogar sobre a bacia hidrográfica, utilizaremos o jamboard: https://jamboard.google.com/d/1mlW6hEreKQnz_o_m7iWDXlLAYPvfErfOWRHPsGeWKAs/edit?usp=sharing
Teremos diálogos em grupos, complementação das informações pelos professores e compartilhamento de experiências sobre espaços de participação, como comitês de bacia e conselhos.
Bibliografia:
ABERS, R.; JORGE, Karina D. Descentralização da gestão da água: por que os comitês de bacia estão sendo criados?. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 8, n. 2, p. 99-124, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2005000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2005000200006. ;
BARBOSA, E. F. da F. de M., Félix, R. A., & Nunes, E. F. S. (2018). A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3266 Acesso em: 10 de out. 2022.
BOTELHO, R. G. M.; SILVA, A. S. da. Bacia hidrográfica e qualidade ambiental. IN: VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (org.) Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 2.ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro-RJ, 2007. P:153-223.
BRASIL. Agência Nacional de Águas. O Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? / Agência Nacional de Águas. Brasília: SAG, 2011. 64 p. : il. (Cadernos de capacitação em recursos hídricos ; v.1) Disponível em: https://capacitacao2.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/3195 . Acesso em: 10 out. 2022.
DANELUZZI, N. S., & PALMIERI, M. L. B. (2022). Análises de pesquisas sobre práticas de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 289–299. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11887. Acesso em: 10 out. 2022.
PORTO-GONÇALVES, W. Água não se Nega a Ninguém (A necessidade de ouvir outras vozes). Revista Polis. (5); pp. 39-69.
SANTOS, J. A. Ensaio sobre a conquista e construção dos espaços de democracia participativa. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1b3nCZM5jfM0RjqvtQgl9KbR9y-P_vceP/view?usp=sharing Acesso em: 10 out. 2022.
SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. Conceitos de Bacias Hidrográficas: Teorias e Aplicações. Bahia: Editus, 2002. p. 125-138. Disponível em: https://ecoa.org.br/conceitos-de-bacias-hidrograficas-teorias-e-aplicacoes/. Acesso em: 10 out. 2022.
Encontro 7
Tema - 7:
Plano de Bacia das 7 sub-regiões: como está a nossa região em relação à água, o que tem sido feito e o que pode ser feito.
19/11/2022
Professor: Duarcides Ferreira Mariosa
A primeira atividade deste encontro pode ser iniciada antes de estarmos todos juntos no horário estabelecido, a fim de adiantar o processo de conhecimento e socialização em grupo.
Cada cursista é convidado a conhecer a bacia hidrográfica em que mora, acessando o seu relatório de situação.
Ao localizar sua sub-região e as UGRHIs correspondentes, faça o download do(s) plano(s) de bacia(s) de cada UGRHI correspondente a sua diocese, conforme a passo-a-passo a seguir:
a. Acessar o Portal do SigRH: https://sigrh.sp.gov.br/ (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo)
b. Localizar na aba Comitê de Bacia, o Comitê que quer acessar os dados. Por exemplo, o Comitê Bacia do Alto Tietê está nesta página (https://sigrh.sp.gov.br/cbhat/apresentacao)
c. Desça até o final da Apresentação e encontre o Link para o Comitê de Bacia (No exemplo: ACESSE O SITE DO COMITÊ: www.comiteat.sp.gov.br)
d. Na página do Comitê de Bacia, localize os "Instrumentos de Gestão": Plano de Bacias (para saber quais são os principais desafios e o que deverá ser feito) e o Relatório de Situação (para acompanhar o que, anualmente, ocorre e que está sendo feito nas Bacias Hidrográficas correspondentes ao Comitê)
Caso haja dificuldade de acesso ao site https://sigrh.sp.gov.br/, você pode acessar diretamente o site de um dos comitês que fazem parte da sua sub-região do Regional Sul 1 da CNBB (como exemplo), afim de realizar a atividade solicitada:
3. Questões para serem debatidas no encontro (e, se possível, refletidas ainda anteriormente ao horário do curso de forma individual):
- Você sabia da existência dos relatórios de situação das UGRHIs? O que te chama a atenção neles?
- Os relatórios de situação coincidem com a sua percepção em relação aos recursos hídricos da sua bacia hidrográfica?
- Como podemos utilizar destes relatórios para o planejamento de ações educativas junto as comunidades?
- Qual o nosso papel em nossas Dioceses e Paróquias diante das informações presentes nestes relatórios? O que podemos fazer e agir?
Registrar respostas no Jamboard:
Bibliografia:
DE ASSIS COSSO, Sandro Pinheiro; MARIOSA, Duarcides Ferreira. A contribuição da economia comportamental para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 13, n. 1, p. 318-336, 2022.
FALSARELLA, Orandi et al. Indicadores sociodemográficos aplicados a la sindemia COVID-19. Journal on Innovation and Sustainability RISUS, v. 13, n. 1, p. 4-14, 2022.
MARIOSA, D. F. .; BENEDICTO, S. C. D.; GEORGES, M. R. R. .; SUGAHARA, C. R. . A Agenda 2030 e o saneamento como indicador de sustentabilidade. Revista Cerrados, [S. l.], v. 18, n. 01, p. 278–299, 2020. DOI: 10.46551/rc24482692202002. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1334.
Mariosa, D. F., Costa, C. C. B., Giarola, G., Silva, J. D. A., Macedo, L. T. O., & Locatelli, M. G. (2017). Serviço Social e Laudato Si’.: desigualdades socioambientais e sustentabilidade. Cadernos De Fé E Cultura, 2(1), 77–87. https://doi.org/10.24220/cfc.v2i1.3945
Mariosa, D. F., Pareto Jr., L., & Elias, S. A. (2017). Ciências Sociais e Laudato Si’.: perspectivas convergentes da temática ambiental. Cadernos De Fé E Cultura, 2(1), 67–75. https://doi.org/10.24220/cfc.v2i1.3944
Sartori, S. V., Navarro, A. C., Mariosa, D. F., Falsarella, O. M., & Valencia, A. M. S. (2022). Environmental education in the context of sustainable water resource management. International Journal for Innovation Education and Research, 10(3), 341–354. https://doi.org/10.31686/ijier.vol10.iss3.3698
Sugahara, C. R., Martins, A. M., Jucá, L. B. Q., & Mariosa, D. F. (2021). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO PLANO DAS BACIAS DOS RIOS PIRAICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ 2020-2035: ANÁLISE DOS INDICADORES DE DISPONIBILIDADE E DEMANDAS HÍDRICAS. Gestão & Regionalidade, 37(112). https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.7505
Módulo - 8
Encontro 8
Formação de lideranças e educação ambiental.
03/12/2022
- Professora: Maria Luisa Bonazzi Palmieri
- Professor: Luciano Rodolfo de Moura Machado
14h10 - Início
Sensibilização- Luciano - 10 min
14h20 - Apresentação - Malu: Educação Ambiental (EA)
14h50 - Apresentação - Luciano: características importantes para a formação de líderes pastorais - 30 min
15h20 - Trabalho em grupos - 45 min
- O que podemos fazer de ação educativa prática sobre o tema água na nossa comunidade ainda esse ano?
- Como podemos começar a articular um curso sobre água na nossa sub-região? Do que precisamos de ajuda?
Plano de ação:
- O quê? Como? Quem? Quando?
16h05 - Intervalo - 5 min
16h10 - Apresentação dos grupos e diálogo
17h - Encerramento
Bibliografia:
JONES, L. B. Jesus, o maior líder que já existiu. Trad. Luiz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. 150 p (resumo em: https://www.indicalivros.com/livros/jesus-o-maior-lider-que-ja-existiu-laurie-beth-jones)
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 23 nov. 2022.
LIMA, G. F. da C.; TORRES, M. B. R.; REBOUÇAS, J. P. P. A Educação ambiental crítica brasileira frente às crises contemporâneas: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 5, p. 117–131, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v15.13965. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13965. Acesso em: 23 nov. 2022.
ROSSASI, L. B. . Texto coletivo: Encontros e caminhos por uma revolução copernicana da educação ambiental. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores, v. 3. Brasília: MMA/DEA, 2014. p. 25-38. Disponível (https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/images/abook/pdf/Nov.14.08.pdf) Acesso em: 25 nov. 2022.
Módulo - 9
Encontro 9
Mobilização social, advocacy, direito ambiental e cidadania.
10/12/2022
- Professor: Isis Akemi Morimoto Toschi Oliveira
- Professor: Isabel Georgina Patronis Dominguez
- Professor: Marco Antonio de Carvalho Lima
- Apresentação sobre “Direito Ambiental para Educadores”.
- Apresentação sobre “Advocacy".
- Exercício de Resolução de conflito ambiental envolvendo o tema da água.
- Avaliação rápida/Encerramento.
Apresentação Profa Isis - https://drive.google.com/file/d/1bLUvhJfe_oSaE76sk9Xk7axZICQBwysB/view?usp=share_link
Apresentação Profa Malu - https://drive.google.com/file/d/10Oo6RGDRAB_64p7fXznOiDLNokQuHTws/view?usp=sharing
Módulo - 10
Encontro 10
Metodologias participativas - vivências.
25/02/2023
- Professora: Maria Luísa Bonazzi Palmieri
Momento de espiritualidade, introdução
Atividades:
Oficina de futuro
Aprender uma forma de desenvolver um planejamento estratégico de forma lúdica e em linguagem acessível
Teia ambiental
Vivenciar uma metodologia de aprofundamento da reflexão crítica sobre as questões socioambientais
Apresentação de outras possibilidades metodológicas
Apresentar outras metodologias que podem ser utilizadas, complementarmente
Finalização, avaliação (nuvem de palavras) e avisos.
Bibliografia:
Introdução / Oração inicial / Oração final: https://drive.google.com/file/d/1A9oP6pHZcFjyDIDe3-t96Xl2IO7TnkF2/view?usp=share_link
Metodologias Participativas - https://drive.google.com/file/d/1EUvbKJhODTt-dRMS1fFvqHzXUGJxhQQ1/view?usp=sharing
Ferramenta Jamboard - Árvore dos sonhos / Muro das Lamentações / Teia Ambiental: https://jamboard.google.com/d/1mlW6hEreKQnz_o_m7iWDXlLAYPvfErfOWRHPsGeWKAs/edit?usp=sharing
Resultados ferramenta Jamboard: https://drive.google.com/file/d/1ohV3BfRF53e2mKSRuj2Ac8BSFl6f6FgQ/view?usp=sharing
Tutorial para utilizar Jamboard: https://edu.gcfglobal.org/pt/google-sala-de-aula-para-professores/como-usar-o-jamboard-o-quadro-do-google/1/#:~:text=Utilizar%20o%20Jamboard%20durante%20sua,para%20criar%20um%20novo%20quadro.
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