Todos os módulos


Os módulos do curso abaixo foram oferecidos no Primeiro Ciclo Formativo do Projeto Água: Fonte de Vida, para todo o Regional Sul 1, entre os meses de Agosto/22 à Abril/23.

Para acesso aos módulos do Segundo Ciclo Formativo do Projeto Água: Fonte de Vida, que está sendo ofertado neste momento, junto as Sub-Regiões (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 e 2, São Paulo e Sorocaba), basta acessar o menu na lateral esquerda.


Módulo - 1

Encontro 1

TEMA - 1: O que cada um de nós sente, sabe, pensa e age sobre a questão da água.

RESPONSÁVEIS:

Josi Carolina da Silva Leme ; Maria Luísa Bonazzi Palmieri; Isabel Georgina Patronis Dominguez



Metodologia:

- Dinâmica de interiorização / A água e os nossos sentidos. 

- Apresentação da organização do curso.

Link para apresentação utilizada: https://drive.google.com/file/d/1w9R9EumLuICaLR0szWhH3KsDQK9uOrSt/view?usp=sharing

- Intervalo.

- Dinâmica de apresentação:

Para o nosso primeiro encontro interativo pedimos que todos se apresentem por meio do seguinte link: https://padlet.com/proflucianosjc/7kgq6ful82phedpz

Divisão em grupos e utilização da ferramenta Jamboard.

Socialização dos grupos.

- Avisos e encerramento.

Atividades para serem realizadas pós encontro:

O curso de extensão é composto por 15 encontros de 3 horas cada (em média), complementados por 30 horas de estudo e pesquisa.

Para o módulo 1, que propõe o tema “O que cada um de nós sente, sabe, pensa e age sobre a questão da água”, destaque um parágrafo da Encíclica Laudato Si’ que se relacione com nossa primeira discussão, transcreva-o no fórum e explique o porquê de sua escolha. Aproveite para ler as postagens dos colegas e comentá-las. 

Para acesso a Encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, acesse AQUI

Também sugerimos que acesse e conheça os seguintes sites e documentos:

https://ecologiaintegralsul1cnbb.blogspot.com/

https://www.humandevelopment.va/es/risorse/documenti/aqua-fons-vitae-the-new-document-of-the-dicastery-now-available.html

https://plataformadeacaolaudatosi.org/


Módulo - 2

Encontro 2 

Tema - 2: Diálogo ecumênico, inter-religioso e com outras cosmovisões nas questões socioambientais.

Responsáveis:

Elias Wolff 

Isabel Georgina Patronis Dominguez


Metodologia:

- Exposição temática dialogada

- Em grupos pequenos, partilhar alguma experiência com água em sua igreja/religião

- Exposição partilhada  

- Partilha das impressões dos vídeos, em relação com a própria vivência com as águas

- Exposição temática dialogada - Texto de apoio: 

As águas na América Latina interpelam os credos por justiça socioambiental

https://drive.google.com/file/d/1veOZFSkB6PrI8F5NJNTXT0ewBEKSrWBS/view?usp=sharing

- Interação ecumênica e inter-religiosa  


Bibliografia:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e Água: água fonte de vida. São Paulo: Salesianas, 2004. 

CONIC. “CONIC: chamado ecumênico em defesa da Água”. Brasília, dezembro de 2017. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/textos/conic-chamado-ecumenico-em-defesa-da-agua ;

CONIC. “Declaração ecumênica sobre a água como direito humano e bem público”. Berna, 22 de abril de 2005. Disponível em https://www.conic.org.br/portal/files/2015/decl_ec_agua_conic.pdf 

CONSEJO MUNDIAL DE IGLESIAS. “Declaración sobre el agua para la vida”. IX Assemblea del CMI. Porto Alegre, 23 de febrero de 2006. Disponível em: < https://www.oikoumene.org/es/resources/documents/assembly/2006-porto-alegre/1-statements-documents-adopted/international-affairs/report-from-the-public-issues-committee/water-for-life>. 

FAMA 2018. Mensagem das Religiões e Espiritualidades aos Povos. Fórum Alternativo Mundial da Água”. Brasília, 22 de março de 2018. Disponível em: < http://www.conic.org.br/portal/files/MENSAGEM_DAS_RELIGIOES_E_ESPIRITUALIDADES_AOS_POVOS.pdf>.

FERNANDES, Marcia. Por que usar água em rituais espiritualistas. Acessível em https://www.marciafernandes.com.br/site/por-que-usar-agua-em-rituais-espiritualistas/

FRANCISCO. Laudato Si – Sobre a Casa Comum. São Paulo: Paulinas, 2015. 

JOÃO PAULO II. Ut Unum Sint. São Paulo, Paulinas, 1995.

MALVEZZI, Roberto. “A questão da água na América Latina”.  Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2005/09/17/a-questao-da-agua-na-america-latina-por-roberto-malvezzi-gogo/ ;

VATICANO II. Nostra aetate, Dignitatis humanae e Unitatis redintegratio. Em VATICANO II. Documentos e Declarações. São Paulo: Paulus, 2007. 

Vídeo do lançamento da REDA-Brasil: 1,20min a 1,40min - youtube.com/watch?v=6IoP6nhKzNE

WOLFF, Elias (org.) Águas para a vida – Apelo aos povos e seus credos. São Paulo: RECRIAR, 2019.

WOLFF, Elias. Espiritualidade do diálogo inter-religioso – Contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.


Módulo - 3

Encontro 3 

Tema - 3: Espiritualidade Ecológica (Doutrina socioambiental da Igreja, ecoteologia, economia de Francisco e Clara) – vivência.

Responsáveis:

Afonso Murad

Luis Fabiano dos Santos Barbosa


Programação do Encontro Formativo:

14h10 - 1. Oração inicial: Cântico das Criaturas de Daniel, versão do Padre Zezinho. (5 min)

14h15 - 2. Exercício de autoconsciência orientado: respirar, aquietar a mente. (5 min)

14h20 - 3. Sair do computador e abrir a porta ou janela da casa. Perceber o que há de natureza transformada pelos humanos, à sua volta. Na pia, deixar a água correr pelas suas mãos. Molhar o rosto e o pescoço. (15 min)

14h35 - 4. Exposição: a espiritualidade cristã em analogias: a seiva da árvore, as árvores de um bioma, captar com antenas os sinais de Deus na Vida. (15 min)

14h50 - 5. Atividade participativa em grupo: Qual a imagem sobre espiritualidade que mais tocou  você? Como você cultiva a espiritualidade? (30min)

15h20 - 6. Exposição: A colcha de retalhos da ecoespiritualidade. (40min)

(a) Encantamento, (b) Gratidão e louvor, (c) Ouvinte da Palavra na Bíblia, na realidade e na criação, na Bíblia e na realidade, (d) Profetismo, (e) Conversão pessoal, social e ecológica  (f) No dinamismo do Espírito, (g) Interdependência.

Após cada tópico, cantaremos uma música. (Links para texto de referência: Versão Pastoral - AQUI e Versão Integral - AQUI.)

16h - 7. Grupo: - Quais dessas características da ecoespiritualidade marcam sua vida pessoal e de sua comunidade? Qual delas precisa ser revitalizada? (30min).

16h30 - 8 . Plenário (30min)

17h - 9. Encerramento rezando o Salmo 136.


Link para apresentação .ppt: https://docs.google.com/presentation/d/1Pk0GrBW-BDGnhJ7pHFex8MNZVRuEcmdY/edit?usp=sharing&ouid=117135232987559613571&rtpof=true&sd=true

Referências e literatura complementar:

BÍBLIA SAGRADA. Edição pastoral. São Paulo: Paulus. 1990

BOFF, L. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004 (Nova edição revista e ampliada: Vozes, 2015).

Conclusões da Conferência de Medellín, 1968: (trinta anos depois, Medellín é ainda atual?) São Paulo: Paulinas, 3 ed, 2010.

FERNANDES DA COSTA, R.; ROCHA SANTOS, F (orgs). A mística do Bem Viver. Belo Horizonte, Senso, 2019.

FREI BETTO; BOFF, L. Mística e Espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAÇANEIRO, M; MURAD, A. A espiritualidade como caminho e mistério. São Paulo: Loyola, 1999.

MURAD,A; RIBEIRO,S; GOMES,P.R. A casa da teologia. São Paulo, Paulinas, 2010.

MÜSSIG, D. Hacia um cristianismo ecológico. Aportes bíblicos y litúrgicos para el cuidado de la creacíon. Cochabamba: Itinerários, 2018.

Papa FRANCISCO. Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da Casa Comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

Sínodo para a Amazônia (Documento Final). 2019. Disponível em: http://secretariat.synod.va/content/sinodoamazonico/pt/documentos/documento-final-do-sinodo-para-a-amazonia.html

SUSIN, L.C (org.). Mysterium Creationis: um olhar interdisciplinar para o universo. São Paulo: Paulinas, 1999.

THEOKRITOFF, E. Abitare la Terra. Uma visione Cristiana dell’ecologia. Magnano: Qiqajon, 2009.

 Clipes e Áudios

DP. O profeta (áudio). 

KUHN, Cireneu. Tudo está interligado. 

Padre ZEZINHO. Cântico das Criaturas (Dn 3). 

Padre ZEZINHO. Em prol da vida. 

Padre ZEZINHO. Salmo 18 / 19. 

Trilha sonora do filme “Irmão Sol, irmã Lua”, de Franco ZEFIRELLI. Versão brasileira. 

VALE, Rubinho. Palavra e canção (sem áudio). 

Zé VICENTE. Um hino ao Divino. 


Módulo - 4

Encontro 4

Tema - 4: 

O que pensamos e sentimos sobre o nosso modo de vida atual, as questões socioambientais e que mundo queremos.

Responsáveis:

Professor: Pe. Luiz Albertus Sleutjes


Metodologia:

- 14h - Acolhida (Oração Inicial) - 10 min.

- 14h20 -  Exposição: 

  • Introdução 

  • O que está acontecendo na nossa casa comum?

  • O pecado ecológico

  • Desdobramentos na vida presente e na vida futura

  • Justiça socioambiental: solidariedade planetária

  • Economia Francisco/Clara 

  • Reações locais, regionais e intergeracionais

  • Passos possíveis para o bem comum

  • Questões: 

Quais os caminhos para desenvolver o discernimento e a consciência nas pessoas sobre a realidade e um novo paradigma socioecológico (locar/regional) que promova a vida?

Quais os processos que precisam ser iniciados para se dar passos possíveis para o bem comum?

- 16h20 - Plenário.

- 16h50 - Encerramento.


Módulo - 5

Encontro 5

Tema - 5: 

Transversalidade da água e ecologia integral.

Responsáveis:

Professor: Prof. Me. Francisco Emilio Surian


  • Acolhida - Introdução do tema “Transversalidade da água e ecologia integral”
  • Oração inicial - vídeo
  • Momento de integração - partilha de fotos
  • Diálogo - a água no nosso mundo - transversalidade
  • Trabalho em Grupos - Aprofundar a leitura de alguns documentos sobre Água e criação de um texto
  • Plenário - Apresentação do trabalho dos grupos
  • Encerramento

Bibliografia:

FRANCISCO, Papa. Laudato Si': Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015

FRANCISCO, Papa. Viagem Apostólica do Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai (5-13 de julho de 2015: Participação ao II Encontro Mundial dos Movimentos Populares. 2015. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/july/documents/papa-francesco_20150709_bolivia-movimenti-popolari.html>. Acesso em: 13/10/2021

Dicasterio para el Servicio DEL DESARROLLO HUMANO INTEGRAL. Aqua fons vitae - Orientaciones sobre el agua: símbolo del grito de los pobres y del grito de la Tierra. 2020. Disponível em: <https://www.humandevelopment.va/content/dam/sviluppoumano/documenti/AFV-SPAGNOLO-final06_2020.pdf>. Acesso em: 18/10/2022

PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Agenda 2030: Objetivos do Desenvolvimento Sutentável. 2015. Disponível em: <http://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 18/10/2022.

Módulo - 6

Encontro 6

Tema - 6: 

Água como bem público, bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos, participação social, (comitês de bacia como uma das possibilidades, plano de bacia).

Responsáveis:



Descrição da atividade:

No encontro vamos dialogar sobre o conceito de bacia hidrográfica e sua importância para a educação ambiental, vamos compartilhar informações sobre a situação das nossas bacias e sobre os espaços de participação social, como os comitês de bacia e conselhos.

Como atividade prévia, teremos a atividade no fórum sobre a situação das nossas regiões e se sabemos quais as nossas bacias hidrográficas.

Para dialogar sobre a bacia hidrográfica, utilizaremos o jamboard: https://jamboard.google.com/d/1mlW6hEreKQnz_o_m7iWDXlLAYPvfErfOWRHPsGeWKAs/edit?usp=sharing

Teremos diálogos em grupos, complementação das informações pelos professores e compartilhamento de experiências sobre espaços de participação, como comitês de bacia e conselhos.

Bibliografia:

ABERS, R.; JORGE, Karina D. Descentralização da gestão da água: por que os comitês de bacia estão sendo criados?. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 8, n. 2, p. 99-124, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2005000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2005000200006. ;

BARBOSA, E. F. da F. de M., Félix, R. A., & Nunes, E. F. S. (2018). A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3266 Acesso em: 10 de out. 2022.

BOTELHO, R. G. M.; SILVA, A. S. da. Bacia hidrográfica e qualidade ambiental. IN: VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (org.) Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 2.ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro-RJ, 2007. P:153-223.

BRASIL. Agência Nacional de Águas. O Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? / Agência Nacional de Águas. Brasília: SAG, 2011. 64 p. : il. (Cadernos de capacitação em recursos hídricos ; v.1) Disponível em: https://capacitacao2.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/3195 . Acesso em: 10 out. 2022.

DANELUZZI, N. S., & PALMIERI, M. L. B. (2022). Análises de pesquisas sobre práticas de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 289–299. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11887. Acesso em: 10 out. 2022.

PORTO-GONÇALVES, W. Água não se Nega a Ninguém (A necessidade de ouvir outras vozes). Revista Polis. (5); pp. 39-69. 

SANTOS, J. A. Ensaio sobre a conquista e construção dos espaços de democracia participativa. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1b3nCZM5jfM0RjqvtQgl9KbR9y-P_vceP/view?usp=sharing Acesso em: 10 out. 2022.

SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. Conceitos de Bacias Hidrográficas: Teorias e Aplicações. Bahia: Editus, 2002. p. 125-138. Disponível em: https://ecoa.org.br/conceitos-de-bacias-hidrograficas-teorias-e-aplicacoes/. Acesso em: 10 out. 2022.


Módulo - 7

Encontro 7

Tema - 7:  

Plano de Bacia das 7 sub-regiões: como está a nossa região em relação à água, o que tem sido feito e o que pode ser feito.

19/11/2022

Professor: Duarcides Ferreira Mariosa


A primeira atividade deste encontro pode ser iniciada antes de estarmos todos juntos no horário estabelecido, a fim de adiantar o processo de conhecimento e socialização em grupo.

Cada cursista é convidado a conhecer a bacia hidrográfica em que mora, acessando o seu relatório de situação.

Estado de SP

Aparecida

Todas

Varias

Ao localizar sua sub-região e as UGRHIs correspondentes, faça o download do(s) plano(s) de bacia(s) de cada UGRHI correspondente a sua diocese, conforme a passo-a-passo a seguir:

a. Acessar o Portal do SigRH: https://sigrh.sp.gov.br/ (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo)

b. Localizar na aba Comitê de Bacia, o Comitê que quer acessar os dados. Por exemplo, o Comitê Bacia do Alto Tietê está nesta página (https://sigrh.sp.gov.br/cbhat/apresentacao)

c. Desça até o final da Apresentação e encontre o Link para o Comitê de Bacia (No exemplo: ACESSE O SITE DO COMITÊ: www.comiteat.sp.gov.br)

d. Na página do Comitê de Bacia, localize os "Instrumentos de Gestão": Plano de Bacias (para saber quais são os principais desafios e o que deverá ser feito) e o Relatório de Situação (para acompanhar o que, anualmente, ocorre e que está sendo feito nas Bacias Hidrográficas correspondentes ao Comitê) 

Caso haja dificuldade de acesso ao site https://sigrh.sp.gov.br/, você pode acessar diretamente o site de um dos comitês que fazem parte da sua sub-região do Regional Sul 1 da CNBB (como exemplo), afim de realizar a atividade solicitada:

•Sub-região Aparecida: http://www.comiteps.sp.gov.br/
•Sub-região Botucatu: https://www.comitetb.sp.gov.br/
•Sub-região Campinas: https://www.comitespcj.org.br/
•Sub-região Ribeirão Preto 1 e 2: https://comitetg.sp.gov.br/site/
•Sub-região São Paulo e Sorocaba: https://comiteat.sp.gov.br/


3. Questões para serem debatidas no encontro (e, se possível, refletidas ainda anteriormente ao horário do curso de forma individual):

- Você sabia da existência dos relatórios de situação das UGRHIs? O que te chama a atenção neles?

- Os relatórios de situação coincidem com a sua percepção em relação aos recursos hídricos da sua bacia hidrográfica?

- Como podemos utilizar destes relatórios para o planejamento de ações educativas junto as comunidades?

- Qual o nosso papel em nossas Dioceses e Paróquias diante das informações presentes nestes relatórios? O que podemos fazer e agir?

Registrar respostas no Jamboard:






Bibliografia:

Bega, João Miguel Merces et al. Sustainability Assessment of Sanitation Indicators in the PCJ Watersheds 2020-2035 Plan. Ambiente & Sociedade [online]. 2021, v. 24 [Accessed 12 November 2022] , e0247. Available from: <https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20200247vu2021L4DE>;. Epub 03 Nov 2021. ISSN 1809-4422. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20200247vu2021L4DE.

Camata, S. D. dos S., Falsarella, O. M., Mariosa, D. F., Bourdon G., R. D. ., & de Melo Conti, D. (2022). Culture, education and water resources management: a literature review highlighting new research opportunities. International Journal for Innovation Education and Research10(3), 144–156. https://doi.org/10.31686/ijier.vol10.iss3.3673

Cosso, S. P. de A., Amaral, P. S. do, & Mariosa, D. F. (2020). As mudanças do clima e os desafios da gestão dos recursos hídricos nas Bacias do PCJ. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista16(5). https://doi.org/10.17271/1980082716520202644


DE ASSIS COSSO, Sandro Pinheiro; MARIOSA, Duarcides Ferreira. A contribuição da economia comportamental para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 13, n. 1, p. 318-336, 2022.

FALSARELLA, Orandi et al. Indicadores sociodemográficos aplicados a la sindemia COVID-19. Journal on Innovation and Sustainability RISUS, v. 13, n. 1, p. 4-14, 2022.

MARIOSA, D. F. .; BENEDICTO, S. C. D.; GEORGES, M. R. R. .; SUGAHARA, C. R. . A Agenda 2030 e o saneamento como indicador de sustentabilidade. Revista Cerrados[S. l.], v. 18, n. 01, p. 278–299, 2020. DOI: 10.46551/rc24482692202002. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1334.

Mariosa, D. F., Costa, C. C. B., Giarola, G., Silva, J. D. A., Macedo, L. T. O., & Locatelli, M. G. (2017). Serviço Social e Laudato Si’.: desigualdades socioambientais e sustentabilidade. 
Cadernos De Fé E Cultura2(1), 77–87. https://doi.org/10.24220/cfc.v2i1.3945

Mariosa, D. F., Pareto Jr., L., & Elias, S. A. (2017). Ciências Sociais e Laudato Si’.: perspectivas convergentes da temática ambiental. Cadernos De Fé E Cultura2(1), 67–75. https://doi.org/10.24220/cfc.v2i1.3944

Sartori, S. V., Navarro, A. C., Mariosa, D. F., Falsarella, O. M., & Valencia, A. M. S. (2022). Environmental education in the context of sustainable water resource management. International Journal for Innovation Education and Research10(3), 341–354. https://doi.org/10.31686/ijier.vol10.iss3.3698

Sugahara, C. R., Martins, A. M., Jucá, L. B. Q., & Mariosa, D. F. (2021). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO PLANO DAS BACIAS DOS RIOS PIRAICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ 2020-2035: ANÁLISE DOS INDICADORES DE DISPONIBILIDADE E DEMANDAS HÍDRICAS. Gestão & Regionalidade37(112). https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.7505


Módulo - 8

Encontro 8

Formação de lideranças e educação ambiental.

03/12/2022



14h10 - Início

Sensibilização- Luciano - 10 min

14h20 - Apresentação - Malu:  Educação Ambiental (EA) 

14h50 - Apresentação - Luciano: características importantes para a formação de líderes pastorais - 30 min

15h20 - Trabalho em grupos - 45 min

- O que podemos fazer de ação educativa prática sobre o tema água na nossa comunidade ainda esse ano?

- Como podemos começar a articular um curso sobre água na nossa sub-região? Do que precisamos de ajuda?

Plano de ação:

- O quê? Como? Quem? Quando?

16h05 - Intervalo - 5 min

16h10 - Apresentação dos grupos e diálogo

17h - Encerramento


Bibliografia:

JONES, L. B. Jesus, o maior líder que já existiu. Trad. Luiz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. 150 p (resumo em: https://www.indicalivros.com/livros/jesus-o-maior-lider-que-ja-existiu-laurie-beth-jones

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 23 nov. 2022. 

LIMA, G. F. da C.; TORRES, M. B. R.; REBOUÇAS, J. P. P. A Educação ambiental crítica brasileira frente às crises contemporâneas: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)[S. l.], v. 17, n. 5, p. 117–131, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v15.13965. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13965. Acesso em: 23 nov. 2022.

ROSSASI, L. B. . Texto coletivo: Encontros e caminhos por uma revolução copernicana da educação ambiental. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores, v. 3. Brasília: MMA/DEA, 2014. p. 25-38. Disponível (https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/images/abook/pdf/Nov.14.08.pdf) Acesso em: 25 nov. 2022.  


Módulo - 9

Encontro 9

Mobilização social, advocacy, direito ambiental e cidadania.

10/12/2022



- Apresentação sobre “Direito Ambiental para Educadores”.

Apresentação sobre “Advocacy".

Exercício de Resolução de conflito ambiental envolvendo o tema da água.

Avaliação rápida/Encerramento.

Módulo - 10

Encontro 10

Metodologias participativas - vivências.

25/02/2023




Momento de espiritualidade, introdução 


Atividades:


  • Oficina de futuro

Aprender uma forma de desenvolver um planejamento estratégico de forma lúdica e em linguagem acessível

  • Teia ambiental

Vivenciar uma metodologia de aprofundamento da reflexão crítica sobre as questões socioambientais

  • Apresentação de outras possibilidades metodológicas


  • Apresentar outras metodologias que podem ser utilizadas, complementarmente


Finalização, avaliação (nuvem de palavras) e avisos.


Bibliografia:


Introdução / Oração inicial / Oração final: https://drive.google.com/file/d/1A9oP6pHZcFjyDIDe3-t96Xl2IO7TnkF2/view?usp=share_link

Metodologias Participativas - https://drive.google.com/file/d/1EUvbKJhODTt-dRMS1fFvqHzXUGJxhQQ1/view?usp=sharing 

Ferramenta Jamboard - Árvore dos sonhos / Muro das Lamentações / Teia Ambiental: https://jamboard.google.com/d/1mlW6hEreKQnz_o_m7iWDXlLAYPvfErfOWRHPsGeWKAs/edit?usp=sharing

Resultados ferramenta Jamboard: https://drive.google.com/file/d/1ohV3BfRF53e2mKSRuj2Ac8BSFl6f6FgQ/view?usp=sharing

Tutorial para utilizar Jamboard: https://edu.gcfglobal.org/pt/google-sala-de-aula-para-professores/como-usar-o-jamboard-o-quadro-do-google/1/#:~:text=Utilizar%20o%20Jamboard%20durante%20sua,para%20criar%20um%20novo%20quadro.



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