Pastoral da Ecologia promoveu sua primeira Oficina Formativa

 


No dia 22/05 a Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB realizou sua primeira Oficina Formativa. O evento contou com  a participação de aproximadamente de 50 pessoas de todo o estado e contou também com a presença e participação do Bispo Referencial para a Pastoral da Ecologia do Regional, Dom Eduardo Malaspina. 

 No encontro conduzido pela equipe de coordenação foi apresentada a proposta do caminho formativo da Pastoral para os próximos 4 anos, que terá como tema “Água: Fonte de Vida”, inspirado no documento “Aqua Fons Vitae” produzido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e lançado pelo Vaticano em 2020. 

A motivação para a escolha deste tema também é a de proporcionar aos fiéis a reflexão sobre as condições dos rios, córregos e nascentes em suas dioceses e as formas de nos engajarmos para o cuidado destas fontes de água doce. 

 O encontro deste sábado teve o propósito de colher contribuições de todas as pessoas interessadas em trabalhar o tema, para construir de forma colaborativa o processo formativo, refletindo sobre as suas realidades locais. A formação teve a finalidade de possibilitar que os agentes leigos e religiosos tenham um maior engajamento cotidiano nas causas socioambientais, não apenas para a mudança de comportamentos individuais, mas para a participação ativa na sua comunidade paroquial/diocese e nos fóruns de representação da sociedade civil, seja em nível distrital, municipal, estadual, ou no âmbito de sua bacia hidrográfica. 

 Por isso, após uma apresentação inicial realizada pelo Prof. Dr. Cléber Ferrão Corrêa, da UNISANTOS – Universidade Católica de Santos – os participantes foram divididos em grupos, para discutir e responder perguntas previamente elaboradas pelos professores / pesquisadores, que colaboram com o projeto, para suscitar a reflexão sobre a importância de adotar o cuidado com a água. 

 Além de contar com a participação de representantes de grupos de Pastoral da Ecologia e Círculos de Animadores Laudato Si’, estiveram presentes representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica do estado. Colaboram também com a oficina os membros da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1. A Diocese de Jundiaí abrilhantou a oficina com o vídeo sobre o Rio Jundiaí e Jundiaí Mirim, auxiliando a reflexão dos participantes do evento com a seguinte pergunta: Como a realidade apresentada pelo vídeo dialoga com a sua realidade?  

 Ao final, os participantes foram enviados com a benção de Dom Eduardo Malaspina, após a oração comunitária do Credo Ecológico, de Dom Pedro Casaldáliga. 

 Os participantes ficaram muito satisfeitos e animados a continuar esse processo de construção do planejamento das formações da Pastoral da Ecologia Integral, que já tem as datas das próximas duas oficinas previstas, dia 17 de julho e 16 de outubro deste ano. 

 Redação: Pastoral da Ecologia – Regional Sul 1 da CNBB 

Fonte: https://cnbbsul1.org.br/pastoral-da-ecologia-promoveu-sua-primeira-oficina-formativa/

Comentários