Pastoral da Ecologia do Regional realiza a Terceira Oficina com o tema “Água Fonte de Vida”

No dia 16 de outubro aconteceu a terceira oficina do projeto “Água: Fonte de vida”, processo formativo liderado pela Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB. Inspirado no documento “Agua Fons Vitae” produzido pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e lançado pelo Vaticano em 2020, a Pastoral da Ecologia escolheu o tema da água como norteador para os trabalhos do quadriênio 2021-2024.

O encontro iniciou com um momento de espiritualidade, ocasião em que refletimos sobre os males que temos causado ao nosso planeta e à humanidade, lembrando as vítimas da pandemia de Covid-19 e pedindo perdão e forças para mudar.

Em seguida foi apresentado o propósito da Pastoral da Ecologia e as inspirações e objetivos do projeto “Água: Fonte de Vida”, realizando-se um resgate da primeira e segunda oficinas, ocorridas em maio e julho deste ano.

Na sequência da programação foi realizada, por Marco Antônio de Carvalho, uma reflexão sobre o versículo bíblico do Livro de Amós, que está sendo sugerido como lema do Projeto: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.” (Am 5, 24).

Foi feito um relato sobre a chamada feita às instituições de ensino superior católicas para colaborar na construção do projeto, através do convite Projeto Inter-Universidades, com formulário de adesão disponível no site da CNBB Sul 1.

Então, passou-se a uma apresentação da metodologia proposta para o Projeto “Água: Fonte De Vida”, construída pelo grupo de trabalho com base nos resultados das duas primeiras oficinas. Após a apresentação, feita pela Profa. Maria Luísa Bonazzi Palmieri, foi aberta a fala para que todos pudessem comentar sua percepção, colhendo sugestões e elogios. Para concluir, foi feita mais uma avaliação do encontro com a ferramenta Mentimeter, sendo “esperança” e “ação” as 2 palavras mais citadas.

Encerrando-se a oficina, passou-se aos comunicados finais. De início, foi feita uma breve socialização da atividade inter-religiosa realizada pela coordenação da Pastoral do Regional, após a qual foi solicitado que os grupos enviem relatos de suas ações de pastoral e eventos do Tempo da Criação pelo Regional e Dioceses, para o endereço de e-mail da Pastoral. Também foram apresentados a Plataforma Laudato Si’ e a Petição “Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis”, do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. Na sequência, a equipe de coordenação apresentou o Calendário proposto para 2022, e comunicou aos participantes o agendamento de uma visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com missa e plantio de 1 árvore, no dia 21 de novembro próximo, convidando-os a se organizarem para participar com seus grupos, em Romaria; e também convocou os grupos a participarem da Novena de Natal Ecológica, que será realizada novamente este ano, em encontros virtuais, congregando os grupos existentes.


Comentários