Relato do encontro mensal da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB.


Participantes: Padre Luiz Sleutjes , Luciano Machado, Eder Francisco, José Aparecido Santos, Isabel "Bel" Dominguez , Cláudio Pontes, Valdir Felisberto de Souza, Frei André Gurzynski, Jeffersson Maciel, Josi Carolina da Silva Leme, Francisco Emílio Surian, Maria Luiza Palmieri, Marco Carvalho.

A reunião começou às 14h20, e foi presidida pelos coordenadores Éder e Luciano, que apresentaram o propósito da reunião aos presentes. Passaram a palavra ao assessor Padre Luiz Sleutjes para dar as boas-vindas , transmitindo sua fala a vivo gravado à beira de um rio com forte correnteza, trazendo a esperança como mote da espiritualidade e abençoando o encontro que se iria iniciar.

Após esta fala, foi realizado um momento de mística reflexiva ao som de canções como "Tenho sede" e "Carta À República", conduzido pelo professor Francisco Surian da Teologia da UniSantos.

Em seguida, Luciano fez um resgate do processo de construção do projeto "Água: Fonte de Vida", como um meio de alcançar os objetivos pastorais, educacionais, espirituais e ecológicos da Pastoral da Ecologia Integral do Regional, tendo como mote a água na sua integralidade, com suas diferentes interfaces, num processo sinodal participativo.

Em seguida, a educadora Maria Luiza Palmieri, membro do núcleo gestor do projeto "Água: Fonte de Vida" relembrou as diretrizes que tem guiado a construção do conteúdo formativo, voltado para capacitação de agentes e grupos de ecologia integral nas sub-regiões e dioceses, usando técnicas de aprendizado compartilhado, e que num primeiro momento irá preparar as lideranças nas 7 sub-regiões do Regional ; apresentou e fez uma explicação do documento da proposta formativa para o projeto, as quais irão reproduzir os aprendizados nas dioceses, e estas nas paróquias, documento esse com as 14 aulas previstas para o primeiro nível de aprendizado no âmbito das sub-regiões (PAP 1) e um conjunto resumido de ideias para a metodologia formativa.

Luciano em seguida dividiu os presentes no encontro em 3 grupos de trabalho com 30 minutos de duração para discutirem as propostas e fazerem sugestões, de forma que os grupos tiveram 4 a 5 pessoas em cada. Cada grupo teve um mediador e um secretário (grupo 1: Eder e Cláudio, grupo 2: Malu e Josi, grupo 3: André e Professor José Aparecido), e as anotações foram registradas por cada grupo no GoogleDocs. Com o retorno de todos para a sala com todos os participantes, cada secretário de grupo pequeno teve 8 minutos para apresentar os comentários e sugestões e as questões abordadas no grupo que secretariou, após o qual houve mais alguns comentários e contribuições, com ênfase para o trabalho sob a ótica da teologia libertadora, fugindo da passividade social e conformismo com as práticas conservadoras, e trabalhar a união entre as gerações para a pauta socioambiental, com destaque para a participante Bel Dominguez da Diocese de São Carlos, que falou sobre o livro escrito por ela, de título "A coeducação entre gerações para a sustentabilidade".

Ao final, foram discutidas formas de incorporar mais jovens (Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária) e mais mulheres na atuação da Pastoral da Ecologia, e formas de comunicar com mais eficácia os que participaram das oficinas para continuarem a acompanhar o andamento dos trabalhos.

Luciano então falou sobre os próximos encaminhamentos gerais da Pastoral, falando sobre a Semana Laudato Si' (LS) celebrada anualmente em maio (em torno do dia 24 de maio), e que já tem programação prevista no calendário global e dividida por idioma, em agenda no site www.laudatosiweek.org/pt , e indicou às diocese que acompanhem, e participem na medida do possível, realizando também atividades nas suas sub-regiões, dioceses ou paróquias e as cadastre no site como atividade autogerida. 

A sugestão da Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB é que as as dioceses se organizem para realizar atividades relacionadas aos objetivos da Laudato Si', presentes na Plataforma Laudato Si' (https://plataformadeacaolaudatosi.org/), durante a semana LS. Outra sugestão do Regional é que a plataforma seja acessada pelas lideranças diocesanas e que se assuma os compromissos com os objetivos LS a nível de famílias (conhecendo-se melhor a plataforma) e que se apresente a plataforma aos bispos diocesanos para que as dioceses e paróquias também assumam estes compromissos. Uma forma de se conhecer a plataforma LS será assistir a live prevista para o dia 22 de Abril, Dia da Terra, que será promovida pelo Vatican News pela sua conta do Instagram, onde a plataforma LS será divulgada.

Informou sobre uma atividade virtual a ser realizada dia  11 de abril pela Comissão Socioambiental de São José dos Campos com transmissão pelo seu canal no Youtube. Em seguida, Éder fez uma reflexão sobre a passagem bíblica da samaritana no poço de água, fez os agradecimentos e o encerramento, lembrando o poema da música "Sal da Terra" com ênfase no trabalho conjunto, na soma de esforços em prol do trabalho da Pastoral e no cuidado da Terra.

Link da apresentação em .ppt utilizado no encontro: https://drive.google.com/file/d/176kisvzsDpMkiTqdgaD4Jbccg9bQM1VZ/view?usp=sharing

Comentários