Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 realizou lançamento do curso de extensão do Projeto "Água: Fonte de Vida", neste sábado (20/agosto)


Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 realizou lançamento do curso de extensão do Projeto "Água: Fonte de Vida"

Aula inicial ocorreu neste sábado (20), na sede da CNBB do estado de São Paulo (Regional Sul 1) e foi transmitida ao vivo pelos canais de Youtube da CNBB Sul 1 e da ANEC.



Coordenação da Pastoral da Ecologia do regional Sul 1 e representantes de instituições parceiras no lançamento do curso "Água: Fonte de Vida"


Neste sábado, dia 20 de agosto, em cerimônia realizada no auditório da sede da CNBB do estado de São Paulo (Regional Sul 1), foi dado início à primeira etapa do curso "Água: Fonte de Vida", voltada à formação de lideranças das 7 sub-regiões do Regional.

Participaram deste evento a coordenação da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1, professores e reitores de universidades católicas e da ANEC, e representantes de comitês de Bacias Hidrográficas e organismos de educação ambiental, que compõem o núcleo gestor do Projeto "Água: Fonte de Vida", cujo objetivo é possibilitar uma formação sólida para a articulação pastoral, em atendimento ao chamado à vocação de guardiões da Casa Comum.

Os participantes estavam movidos pelo “sopro de esperança” do Espírito Santo, sedentos deste “Rio de Água Viva”, como nos diz a música "Eu quero um rio", que abriu o encontro.

A cerimônia foi conduzida pelo vice-coordenador da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB, Éder Francisco Silva, e a mesa de abertura composta por Dom Eduardo Malaspina (Bispo assessor da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB), Pe. Cláudio Scherer da Silva (Pró-Reitor de Pastoral da UNISANTOS), e Luciano Rodolfo de Moura Machado (Coordenador da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB).



Mesa de abertura. Dom Eduardo Malaspina (Bispo assessor da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB), Pe. Cláudio Scherer da Silva (Pró-Reitor de Pastoral da UNISANTOS), e Luciano Rodolfo de Moura Machado.


Luciano começou sua fala com uma breve apresentação do projeto, e destacou que o curso foi preparado ao longo de um ano, através de oficinas participativas junto às comunidades de fé, e de reuniões para a elaboração da nossa primeira etapa de formação de lideranças, mencionando as parcerias envolvidas nesse percurso, entre elas:


– Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), no estado de São Paulo

– Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO)

– Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

– Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

– Faculdade João Paulo II (FAJOPA)

– Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

– Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

– Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 (PASCOM)


Machado concluiu dizendo que o processo formativo será uma oportunidade de formação socioambiental para as lideranças comunitárias, líderes de pastorais, movimentos e organismos diocesanos que atuem no estado de São Paulo (território abrangido pelo Regional Sul 1), utilizando-se do tema “água” como ponto de partida para a compreensão dos diversos desafios relacionados ao ambiente e tendo como princípios os objetivos da encíclica Laudato Si’, possibilitando o engajamento para o cuidado de nossa "Casa Comum".

Na sequência, Padre Scherer lembrou que a Igreja no Brasil tem uma extensa trajetória de defesa do cuidado do meio ambiente, citando a Campanha da Fraternidade de 1979, com tema “Por um mundo mais humano” e lema “Preserve o que é de todos”, e afirmando que é necessário resgatar esse protagonismo, citando o refrão do canto de entrada daquela CF: “Perdão, senhor! É idolatria amar a morte! / Nosso egoísmo mancha o céu, a terra, o mar. / O azul, o verde, as ondas vão ter outra sorte, / Se o nosso coração se converter e amar”. Em seguida, Dom Eduardo Malaspina saudou e parabenizou a todos os participantes, reforçando a importância da “conversão ecológica”.

Ainda, foram reproduzidos vídeos enviados por algumas das instituições parceiras, para as representar na mesa de abertura deste evento, sendo elas: a Irmã Vânia Cristina de Oliveira (Apóstola do Sagrado Coração de Jesus e reitora do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO), Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, sdb, reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), e Tebaldo Vinciguerra, do setor de Ecologia Integral do Dicastério para o Desenvolvimento Humano e Integral do Vaticano.

Na sequência da cerimônia de lançamento, seguiu-se a aula inaugural do curso “Água: Fonte de Vida”, conduzida pela Profa. Dra. Isis Akemi Morimoto, Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo (CIEA/SP), Mestre e Doutora com pesquisas na interface entre o Direito e a Educação Ambiental (USP), e também uma das colaboradoras para o curso de formação de lideranças.

Sua palestra teve como tema: “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis”, na qual destacou a importância e os diferentes modos de se trabalhar a educação ambiental, e os pilares que a compõem.

Aula inaugural com tema: “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis”, conduzida pela Dra. Isis Akemi Morimoto


Ao término dessa aula inaugural, que foi muito aplaudida, Isis devolveu a palavra para Luciano, que detalhou um pouco mais do processo formativo, com as aulas e datas dessa primeira etapa do curso, sendo complementado pelas falas de outros integrantes do núcleo gestor que irão ministrar algumas das aulas:

- Prof. Dr. Cléber Ferrão Corrêa, Engenheiro Agrônomo, docente e Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), e responsável pela plataforma de aprendizagem virtual dessa primeira etapa do curso, cedida pela UniSantos.

- Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, geógrafo, Docente do Centro Universitário de Adamantina - Unifai, e membro da coordenação da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Bauru-SP.

- Profª Dra. Maria Luísa (Malu) Bonazzi Palmieri, doutora pesquisadora em educação ambiental, do Instituto de Pesquisas Ambientais e da Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) - (por vídeo).

- Prof. Pe. Elias Wolff, Doutor em Teologia, coordenador da Rede Ecumênica da Água, da PUC Paraná, e membro da “Ecumenical Water Network” (do Conselho Mundial de Igrejas) - (por vídeo).




Encerrando o encontro, o vice-coordenador Éder agradeceu aos presentes, aos telespectadores pela internet, e aos alunos inscritos, e em especial aos parceiros, que nestes últimos meses se dedicaram à construção deste curso. E concluiu fazendo a leitura de um poema, de autoria de André Aroeira Pacheco, e adaptada por Eder, uma poesia cheio de simbolismo, que nos auxilia ainda mais na reflexão sobre a água.

O evento foi transmitido ao vivo, e parte ficou gravada e está disponível no Youtube (https://youtu.be/-K0VN5Vvq-E).




Confira mais fotos abaixo.








Comentários