1º Encontro Formativo Orante da Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB

"Atira teu pão sobre a superfície das águas, porque depois de muito tempo o acharás." (Ecl 11, 1)

Esse foi o tema do nosso primeiro Encontro Formativo Orante da Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB, no final de semana dos dias 05 a 07 de maio, em Campinas, na Casa de Retiro Betânia. O Encontro reuniu coordenadores e membros de grupos de Pastoral da Ecologia Integral, formandos da primeira etapa do curso do Projeto "Água: Fonte de Vida", Animadores Laudato Si', e outras lideranças que promovem a conversão ecológica em suas comunidades no Estado de São Paulo. Foi a primeira oportunidade de trabalharmos juntos de forma presencial, já que a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB nasceu no final de 2020, enquanto a pandemia da Covid-19 ainda impedia encontros presenciais, e o ambiente virtual encurtou as distâncias geográficas.


O encontro reuniu leigas/os e religiosas/os das Arquidioceses de São Paulo e Campinas, Dioceses de Araçatuba, Bauru, Campo Limpo, Piracicaba, Santos, São Carlos, São José dos Campos, e São João da Boa Vista.


Foram vários momentos de espiritualidade, formações sobre a herança ecológica contida no Magistério da Igreja e sobre o discipulado missionário, trocas de informações, ideias e experiências, tudo permeado de muito afeto e fraternidade.




Algumas palavras usadas para descrever o Encontro foram "Gratidão / Fortaleza / Revigoramento / Integralidade / Persistência / Restauro / Fraternidade / Esperança"


Um relato da agente de pastoral Elen Pilegi Neves: "O encontro foi muito bom mesmo! Aprendi muitas coisas, entre elas, aprendi, que devemos fazer tudo com amor e por amor, e que Jesus é a base para a Nossa Pastoral, ele caminha conosco, e nos dá forças para superar os obstáculos que aparecem. Aprendi que não é bom caminhar sozinho, precisamos uns dos outros, quando partilhamos nossos sonhos, é mais fácil de torná-los realidade. Sonhamos em criar uma Pastoral da Ecologia Integral em todas as Paróquias da Nossa Diocese, com o objetivo sensibilizar os cristãos e não cristãos, de que fazemos parte da natureza e que devemos cuidar e proteger a nossa mãe Terra que nos sustenta, sem se esquecer dos pobres que são os primeiros a sofrerem com os efeitos da degradação ambiental. As nossas atitudes falam mais do que palavras, precisamos buscar ações, para que as pessoas entendam qual é o nosso objetivo. Amparados na Laudato Si, busquemos nos fortalecer, para que não desistamos de uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável."




Restauramos assim o nosso ânimo para continuar esperançando, sabendo que nem todas as sementes que lançarmos darão frutos , como nos ensinou o Senhor através da parábola do semeador (Mt 13, 1-23), mas que não devemos nos fatigar, retomando o Eclesiastes: "De manhã, semeie a sua semente, e de tarde não dê descanso à sua mão, porque você não sabe qual das sementes irá brotar, se esta ou aquela, ou se as duas serão boas". (Ecl 11, 6)

Sejamos , pois, resilientes como a água corrente, que contorna os obstáculos que encontra, e quando não pode contornar, vai se acumulando para com o tempo superar o obstáculo.


Agradecemos a hospitalidade das irmãs franciscanas do Coração de Maria, proprietárias da Casa de Retiros, o apoio de nosso Bispo Referencial Dom Eduardo Malaspina e assessor religioso Padre Luiz Albertus Sleutjes, disponibilidade do celebrante padre Victor Almeida Filho, e a todos os participantes, e até aos que não conseguiram participar mas estiveram conosco em oração.


Confiram mais fotos em nosso Instagram e Flickr. 



Comentários