Ata da Reunião Ampliada de outubro/2023 - PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL - CNBB SUL 1

Reunião Ampliada do mês de outubro de 2023


Na noite do dia 18 de outubro de dois mil e vinte e três, entre 19h30 e 21h30, foi realizada uma reunião de coordenação ampliada, da qual mensalmente participam as lideranças das dioceses de nosso Regional onde existam grupos da Pastoral da Ecologia Integral. A reunião virtual teve a seguinte pauta:

1. Oração inicial

2. Resgate da caminhada e apresentação da pauta.

3. Breve avaliação da celebração do Tempo da Criação.

4. Calendário 2024.

5. Preparação da Romaria para Aparecida em 17/12/23.

6. Proposta (que saiu do retiro) de criação de Grupos de Trabalho (GTs) nas áreas de Finanças, Formação e Comunicação.

7. Formatação de nosso subsídio orientativo para a formação de grupos de Pastoral da Ecologia Integral.

8. Formulário de coleta de informações dos grupos

9. Oração Final


Resumo:

1 - A oração inicial foi conduzida com base em uma oração criada pela Pastoral da Ecologia Integral de Bauru, inspirada na Laudato Si’.

2 - A reunião foi coordenada pelo Luciano Machado, coordenador regional da pastoral, com apoio de uma apresentação de slides (link de acesso abaixo). Ele fez um resgate da caminhada das reuniões mensais de coordenação, lembrando que costumavam ser aos sábados de tarde e que a última reunião havia sido em cinco de agosto, e que não foi realizada a reunião no mês de setembro, porque a agenda foi priorizada para realização do evento do Tempo da Criação. Luciano lembrou a todos que, ainda em setembro, foi enviada uma carta pastoral (“Carta para as coordenações diocesanas da PEI - Setembro _ 2023”) a todas as lideranças, e publicada também no blog e nos grupos de whatsapp, contendo algumas orientações, que foram transcritas ipsis litteris no slide 6. Luciano também apresentou a pauta prevista para a reunião (slide 7) e explicou que não seria tratado sobre o segundo ciclo formativo do projeto "Água: Fonte de Vida", pois este acompanhamento do curso será feito em outra reunião, em conjunto com representantes das universidades parceiras, no dia oito de novembro às dezessete horas (08/11, às 17h).

3 - Luciano passou a palavra para o coordenador da Comissão Socioambiental de São José dos Campos, Samuel Farias, que fez uma avaliação da atividade realizada em dezesseis de setembro, para celebrar o Tempo da Criação, organizada por eles e para a qual também foram convidados os grupos da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1.

4 - Luciano apresentou a proposta de calendário para o ano de 2024, mencionando que a partir de uma reunião com o nosso Bispo Referencial Dom Eduardo, ficou sugerido que a ação evangelizadora das PEIs deve contemplar três eixos: Formação, Espiritualidade, e Articulação (slide 8). Um dos principais objetivos para 2024 é a organização das sub-regiões, visando não só a implantação do curso e a articulação e o fortalecimento dos grupos nas dioceses, mas também visando a criar uma organicidade para a continuidade do trabalho em nível estadual. Assim, além das reuniões virtuais, os membros da coordenação da PEI deverão realizar ao menos uma visita pastoral para cada sub-região com grupos formados. Esse esforço permitirá preparar a I Assembléia da PEI do Regional Sul 1, onde será concluído o trabalho de criação do Regimento de Diretrizes Pastorais, com as orientações para a renovação da equipe de coordenação (slides 9 e 10). Além desta articulação regional, foram apresentadas algumas propostas de atividades, citadas nos slides 11 a 14, muitas das quais já constam no nosso calendário regional tradicionalmente (como o Dia Mundial da Água, a Semana Laudato Si’ e o Tempo da Criação); em complemento, algumas lideranças propuseram outras datas importantes a nos atentarmos para tentar participar em 2024, somando como convidados ou co-organizadores de eventos tradicionais e de grande relevância (ambiental e/ou espiritual), tendo sido citados o GenFest 2024, pelo Frei André, e o Dia Mundial da Limpeza, pela Elen. Segundo mensagem do Frei André: “O Movimento dos Focolares promove no ano que vem, de 12 a 28 de Julho de 2024 o Genfest, evento mundial da Juventude que pela primeira vez será no Brasil e tem como lema: ‘Juntos para Cuidar!’ . Já estão abertas inscrições para jovens de 18 a 35 anos (qualquer jovem pode participar). O Genfest terá três fases e a terceira (conforme reportagem abaixo) será uma formação prática para a cidadania, com propostas concretas de ação nas áreas da Ecologia Integral, Paz, Fraternidade, Bem comum… É uma grande oportunidade de ampliarmos nossas forças em parceria com uma juventude que estará imbuída do espírito do Cuidado com a Criação e com a Casa Comum: https://noticias.cancaonova.com/igreja/brasil-sediara-pela-primeira-vez-genfest-internacional-em-2024/”. Elen comentou que o Dia Mundial da Limpeza cai dentro do tempo da Criação e tem muitas ações organizadas no mundo todo, ao que André de Santos falou que, por ser uma atividade concreta local, não seria viável articular em nível sub-regional, mas seria o caso de manter uma sugestão de atividade no calendário. Frei André também reforçou a sugestão de fazer parcerias com o Movimento Laudato Si’ e a JPIC. Houve também interações entre os participantes que resultaram em trocas de ideias e materiais (calendários diocesanos, subsídios para catequese, entre outros).

5 - Dando continuidade, Luciano comentou sobre a Romaria que fazemos anualmente a Aparecida (slides 15 a 17), mencionando que a data foi definida para o final de semana do dia 17 de dezembro, para garantir a participação de nosso Bispo Referencial Dom Eduardo por sua disponibilidade; explicou que este ano a proposta é que dediquemos mais tempo para o encontro, de forma que não seja um bate-e-volta em que participamos apenas da missa, e que teria atividades tanto no sábado à tarde/noite quanto no domingo de manhã, para ser mais proveitoso, considerando que para muitos participantes a viagem é longa e cansativa, e que seria melhor que fizessem o pernoite na cidade para poder aproveitar melhor o tempo juntos, para quem puder. Explicou que não está ainda definido o que será essa programação, levantando sugestões e propondo a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que fique responsável por organizar esse evento. Luciano apresentou algumas consultas feitas em hotéis, seminários, casas de retiros e conventos da cidade de Aparecida e municípios vizinhos, referentes ao valor da hospedagem, para nortear nossa decisão.

6 - Na sequência, passamos ao item de pauta da proposta de criação de Grupos de Trabalho (GTs) nas áreas de Finanças, Formação e Comunicação, que foi levantada no 1º Encontro Formativo Orante (Retiro) realizado em maio último em Campinas (slides 18 a 21). Luciano leu a “Carta de Campinas” e pediu que as sub-regiões consultem seus integrantes para identificar quem gostaria de participar desses GGTs.

7 - Dando continuidade (slide 22), Luciano compartilhou o esboço de nosso subsídio orientativo para a formação de grupos de Pastoral da Ecologia Integral, e um sumário com os principais tópicos a serem abordados nesse documento. Cláudio Pontes, Frei André Gurzynski, Elaine Bertone e Valéria Martin se ofereceram a contribuir na formatação desse subsídio, que seria um trabalho conjunto dos GTs de Formação e Comunicação.

8 - Ao final, Luciano lembrou que foi criado um formulário para coleta de informações dos grupos de pastoral nas dioceses e paróquias, pedindo aos que ainda não preencheram, que o façam (slide 23). E reforçou que todos devem acompanhar o blog, que está sendo atualizado com os dados resultantes desse formulário, e com materiais do curso “Água: Fonte de Vida” nas sub-regiões.

9 - A oração final foi a Oração pela Água e uma bênção final do Padre Roberto, da Diocese de Presidente Prudente.


Anexo - Apresentação de slides usada no Encontro: Reunião Outubro 2023


Participantes: 

  • Coordenação Regional Sul 1: Luciano Rodolfo de Moura Machado - Coordenador; André Staudemeier Gonçalves - Tesoureiro.

  • Maria Regina de Oliveira (Diocese Taubaté); Frei André Gurzinsky, José Aparecido Santos e Elaine Bertone (Diocese de Bauru); Padre Roberto Luiz (Diocese de Presidente Prudente); Cláudio Pontes (Diocese São João da Boa Vista); Elen Pilegi Neves (Diocese de São Carlos); Irmã Claudenice Sabadin (Arquidiocese de Campinas); Luciana Dogo (Diocese de Jundiaí); Valéria Martin Regazzini (Diocese de Marília); Patrícia Cesare (Diocese de Mogi das Cruzes); João Paulo Galdino (Diocese de Araçatuba); Frei Márcio Couto (Paróquia de São Domingos de Perdizes - Região Episcopal Sé - Arquidiocese São Paulo); Samuel Farias (Diocese de São José dos Campos).

Comentários