PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM DEFESA DA VIDA, DE FORMA INTEGRAL. NOTA SOBRE A INSTALAÇÃO DE TERMELÉTRICA EM CAÇAPAVA - SP. Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB

 A Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB observa com preocupação a possibilidade de instalação de uma usina termelétrica no município de Caçapava, região do Vale do Paraíba.


 É sabido, no meio científico das ciências ambientais, que as termelétricas, mesmo as de gás natural causam, numa cadeia de reações químicas na atmosfera, a poluição do ar e do solo, promovendo impactos diretos à saúde da população.


 Também utilizam grande quantidade de água em suas instalações, fato que deve ser levado em consideração, especialmente no que tange a devolução destas águas nos corpos d'água, podendo provocar impacto significativo junto à fauna e flora e todos os seres viventes.


 Lembramos aqui as palavras do Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si’ :


“O clima é um bem comum, um bem de todos e para todos”. Embora existam diversos fatores naturais para alterações no clima, "[...] numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global das últimas décadas é devida à alta concentração de gases de efeito estufa (gás carbônico, metano, óxidos de nitrogênio, e outros) emitidos sobretudo por causa da atividade humana [...] particularmente agravado pelo modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis, que está no centro do sistema energético mundial.". (LS 23)

“[...] Por isso, tornou-se urgente [...] fazer com que, nos próximos anos, a emissão de gás carbônico e outros gases altamente poluentes se reduza drasticamente, por exemplo, substituindo os combustíveis fósseis e desenvolvendo fontes de energia renovável [...]” (LS 26). “[...] Sabemos que a tecnologia baseada nos combustíveis fósseis – altamente poluentes, sobretudo o carvão mas também o petróleo e, em menor medida, o gás – deve ser, progressivamente e sem demora, substituída. Enquanto aguardamos por um amplo desenvolvimento das energias renováveis, que já deveria ter começado, é legítimo optar pelo mal menor ou recorrer a soluções transitórias[...]” (LS 165)


 A pretensa movimentação econômica local, deve ser olhada com cautela, pois não pode mascarar os impactos ambientais advindos. O projeto prevê a geração de 1.750 Megawatts de Potência, tornando-se a maior na América Latina, promovendo, assim, uma enorme sobrecarga ambiental. 


 Papa Francisco, em sua Carta Encíclica Laudato Si', sobre o cuidado com a casa comum, afirma categoricamente que nós, seres humanos, somos parte de um mundo mais amplo, que exige “soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais” (LS 139), em vista do bem comum.


 Desta forma é necessário que a sociedade procure, diante da demanda crescente de energia, uma transição urgente de soluções sustentáveis, que se demonstram cada vez mais necessárias, diante do cenário emergente das mudanças climáticas. As consequências no clima vem se abatendo a cada ano com mais intensidade. Como visto, as recentes chuvas e temporais em várias partes do estado de São Paulo são sinais visíveis das consequências da dificuldade em tratarmos, de forma sábia, a relação homem e natureza.


 A missão do cristão é ser “sal e luz no mundo” (Mt 5, 13-14), cabendo como parte deste chamado o despertar da atenção das problemáticas sócio e ambientais das comunidades a que pertencem.


 Com esta carta a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB enfatiza a importância da comunidade católica, juntamente com outras representações de toda a sociedade, a se inteirar dessas questões. É pelo diálogo que a sociedade pode encontrar as melhores soluções em vista do presente das futuras gerações. (cf. LS § 176 a  198)


 A exemplo desta participação, a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB, ressalta a importância da participação da sociedade na Audiência Pública dia 31 de janeiro às 19h, na Sede do Lions Clube, (Rua Major João Prudente, 81 - Caçapava), para a manifestação do compromisso com a vida, de forma integral, para a salvaguarda de nossa Casa Comum.


São Paulo, 28 de Janeiro de 2024.


Coordenação da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB


Carta na íntegra para download em:

https://drive.google.com/file/d/12AhfPijAopXSCUPIbjMWZxXdB9xyLBcI/view?usp=drivesdk

Comentários