Ações pelo Dia Mundial da Água de 2024 nas Paróquias e Dioceses do estado de São Paulo - Pastoral da Ecologia Integral - Regional Sul 1 da CNBB

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Água, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992 por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente no Rio de Janeiro, a "Eco-92" ou "Cúpula da Terra", com o objetivo de promover a reflexão e a discussão sobre as questões essenciais que envolvem a conservação e a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Com essa finalidade, os grupos de Pastoral da Ecologia Integral e Comissões Socioambientais do Regional Sul 1 da CNBB promoveram ações na última semana. Confira abaixo algumas delas:


Diocese de São Carlos

No dia 17/03, a Pastoral da Ecologia visitou o Bosque Cambuí e o córrego Santa Maria do Leme, com os catequizandos da Paróquia Santa Luzia, localizada na cidade de São Carlos, em celebração ao Dia Mundial da Água. Um encontro para oração, contemplação e reflexões sobre o cuidado da nossa irmã água. Saiba mais aqui.


Diocese de São José dos Campos

No dia 24/03, a Comissão Socioambiental diocesana distribuiu marca-páginas nas saídas das missas da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (matriz e capelas), localizada na cidade de São José dos Campos, vinculando o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2024 ao Dia Mundial da Água.


Arquidiocese de Aparecida

No dia 23/03, a Pastoral da Ecologia promoveu, às margens do rio Paraíba do Sul, no município de Guaratinguetá, uma ação de Educação Ambiental para a Catequese São Pedro Apóstolo, para aprender, rezar e refletir sobre o cuidado da nossa irmã água, em conjunto com voluntários do Projeto "Observando os Rios".








Diocese de Jundiaí

Publicação, em conjunto com a Pastoral da Comunicação (PasCom) da Paróquia São José Operário (em Jundiaí) de texto para reflexão sobre o cuidado da nossa irmã água. Clique aqui para ler.

Além disso, atividade de educação ambiental com os adolescentes da Perseverança da Paróquia São José Operário, em Jundiaí (fotos abaixo).






Diocese de Mogi das Cruzes

No dia 16 de março, a Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente diocesana realizou a 2ª Gincana Ecológica, em que vence a turma de catequese que mais arrecada materiais recicláveis. Participaram as catequeses de seis paróquias de Suzano. Além da reflexão e conscientização das famílias, o resultado concreto foi a destinação correta de 1,2 tonelada de resíduos para reciclagem, o que reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas, e o consumo de água e de energia. Também foi realizada uma Via-Sacra ecológica e oração em torno da fonte de água interativa do Parque Max Feffer.






As ações realizadas pelas dioceses estão em consonância com o projeto "Água: Fonte de Vida", que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a Ecologia Integral, sua vivência e o comprometimento com cuidado com a Casa Comum. Neste sentido, no dia 21 de março, a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 recebeu uma mensagem do Dicastério para o Desenvolvimento Humano e Integral do Vaticano, parabenizando e motivando a continuidade do projeto!😇😀

Parabenizamos a todas as iniciativas, e aproveitamos também para divulgar a reportagem do site do VaticanNews para o Dia Mundial da Água neste ano.

Comentários