Ata da reunião de coordenação ampliada do mês de Fevereiro de 2024.

 Reunião Ampliada do mês de fevereiro de 2024

21/fev/2024 - 19h00 às 21h00


Na noite do dia vinte e um de fevereiro de dois mil e vinte e quatro, foi realizada uma reunião de coordenação ampliada, da qual mensalmente participam as lideranças das sub-regiões e dioceses de nosso Regional onde existam grupos da Pastoral da Ecologia Integral.

[As reuniões mensais ampliadas, até o final do ano passado, eram abertas para a participação de todos os coordenadores diocesanos, e aconteciam no terceiro sábado de cada mês, mas foi decidido que a partir de 2024 elas serão abertas somente para um coordenador por sub-região, e serão realizadas bimestralmente às terceiras quartas-feiras, às 19h30 (conforme o calendário anual). Cada sub-região deve escolher seu representante entre os coordenadores diocesanos, que terá a tarefa de ser o interlocutor entre as dioceses que compõem sua sub-região e a coordenação da PEI do Regional Sul 1, e participar nas tomadas de decisão nessas reuniões ampliadas].

A reunião virtual teve a seguinte pauta (slide utilizado)

  1. Espiritualidade inicial.

  2. Partilha / socialização da caminhada dos grupos de Pastoral da Ecologia nas dioceses de cada sub-região, incluindo o andamento do Projeto “Água: Fonte de Vida”.

  3. Fortalecer sub-regiões através dos encontros presenciais e fortalecer o papel dos agentes coordenadores das sub-regiões.

  4. Antecipação da assembleia para 15 à 17/11. Local : Convento do Carmo: R. Martiniano de Carvalho, 114 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01321-000 e definição da metodologia para a assembleia.

  5. Encontro Dia Mundial da Água - 22/03.

  6. Oração Final


Resumo:

1 - O momento de espiritualidade inicial foi conduzido pelo Éder. Inicialmente, pediu que cada pessoa partilhasse como enxerga a Deus, de forma sucinta. Em seguida, pediu que cada um descrevesse como vê o que está acontecendo à nossa “Casa Comum”. Na sequência, reproduziu uma gravação da música “Oremos pela Terra”, do Padre Zezinho, e concluiu com a leitura do parágrafo 33 da Encíclica Laudato Si’.

2 - A reunião foi secretariada pelo André Gonçalves, e coordenada pelo Éder Francisco, que passou a palavra para os representantes partilharem a caminhada de suas sub-regiões.

Iniciando pela sub-região Botucatu, Frei André falou que os trabalhos nas dioceses têm tido uma boa evolução, e que o curso tem tido boa participação, apesar de algumas desistências.

Em seguida, Neide comentou que, na sub-região Campinas, apenas São Carlos tem um grupo ativo, e que em Campinas está ainda “parado”. Foi reforçado pelos membros presentes o potencial de aliar-se a parceiros, como por exemplo o Movimento Laudato Si’, os Franciscanos através da Comissão JPIC, as Pastorais Sociais, a “Economia de Francisco e Clara”, as universidades católicas, entre outros. Obs.: A Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba também está muito atuante, conforme relato posterior a reunião.

Luciana seguiu falando que na sub-região Sorocaba ainda não há grupos, apenas o que ela está iniciando em sua diocese de Jundiaí, mas que teve muitas dificuldades devido a ela ter se reinserido profissionalmente, e também ao período de início de ano, com as férias e trocas de padres.

Falando da sub-regiões Ribeirão Preto 1 e 2, Cláudio comentou que antes só havia grupo na diocese de São João da Boa Vista, e agora há um pólo na Diocese de São José do Rio Preto, no RP2, graças principalmente ao curso “Água: Fonte de Vida”, apesar de ter poucos alunos.

Luciano apresentou a realidade da sub-região Aparecida, mencionando que há pelo menos um grupo em cada Diocese (Lorena, Taubaté, Aparecida, Caraguatatuba, São José dos Campos), e que devido a dificuldade de participação dos membros dos grupos nas aulas, por já possuírem outras atribuições, e que estão trabalhando com a perspectiva de reformular a metodologia do processo formativo na terceira etapa, que será conduzida dentro de cada Diocese, para que, seja um curso intensivo em um retiro de três dias, em cada diocese, em vez dos dez módulos das primeiras 2 etapas.

André comentou da realidade da sub-região São Paulo, que está fazendo o curso AFV junto com a sub-região Sorocaba, e que tem tido poucos alunos bem espalhados, e que estão sozinhos em suas dioceses com dificuldades de montar grupos, e que o décimo módulo do curso será no modo presencial, na diocese de Campo Limpo.

3 - Éder reforçou a explicação sobre o papel dos coordenadores de sub-região, articulando os trabalhos entre as dioceses da sua sub-região. Bispo Dom Eduardo fez uma fala de encorajamento para as lideranças, parabenizando os trabalhos e advertindo que as mudanças são lentas dentro da igreja, e que mantenhamos a esperança e o empenho.

4 - Luciano informou que a Assembleia da Pastoral da Ecologia Integral, programada para o final do ano, no calendário de 2024, será antecipada para o intervalo de 15 a 17 de novembro, sendo que dia 15 é um feriado, facilitando a participação. Mencionou ainda o endereço do local da casa de retiro, o Convento do Carmo, na R. Martiniano de Carvalho, 114 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01321-000. Concluiu afirmando que os custos da hospedagem serão em grande medida custeados pelo orçamento da Pastoral, advindo de recursos do Regional Sul 1, e que assim os principais gastos dos participantes serão com o deslocamento. Éder comentou que Luciano está responsável pela elaboração da metodologia para a assembleia, mas que consultará no grupo de whatsapp quem poderá somar nesse trabalho.

5 - Encontro Dia Mundial da Água - 22/03. Éder afirmou que cada grupo (com apoio da diocese e/ou sub-região) possa realizar algum encontro sobre o tema da Água, de forma independente.

6 - Luciano lembrou a todos os coordenadores de sub-região de organizarem um encontro presencial durante ao ano, conforme já anunciado como estratégia para fortalecimento das sub-regiões ao longo do ano de 2024. Seria interessante programar estes encontros o quanto antes, para facilitar o planejamento e a agenda da coordenação ao se fazerem presentes.

7 - A oração final foi conduzida pelo Éder, que pediu que cada um dos presentes trouxesse uma jarra ou copo de água e abençoasse as águas ofertadas, como elemento sagrado que mata nossa sede e nos revigora. Após a bênção final proferida pelo Frei André, Éder encerrou o encontro ao som da música Canção Urgente - Zé Vicente.


Participantes: 

  • Coordenação Regional Sul1: Luciano Rodolfo de Moura Machado - Coordenador; Éder Francisco da Silva - Vice-coordenador.

  • Bispo Referencial: Dom Eduardo Malaspina (em parte da reunião).

  • Representantes das Sub-regiões:

    • Aparecida: Luciano Rodolfo de Moura Machado, substituindo Samuel Farias (Diocese de São José dos Campos).

    • Botucatu: Frei André Gurzinsky (Diocese de Bauru), substituindo o professor José Aparecido “Cido” Santos.

    • Ribeirão Preto 1 e 2: Cláudio Pontes (Diocese São João da Boa Vista).

    • Campinas: Neide Antonia Raimunda Navakovski (Arquidiocese de Campinas), substituindo a Elen Pilegi Neves.

    • Sorocaba: Luciana Dogo (Diocese de Jundiaí).

    • São Paulo: André Staudemeier Gonçalves (Diocese de Santos).

Comentários