Ata da reunião bimestral - Eleição de nova coordenação da PEI Regional Sul 1 CNBB
Reunião Ampliada do mês de abril de 2025
22/abr/2025 - 19h00 às 21h00
Apresentação utilizada na reunião:
https://drive.google.com/file/d/10c1VBvai7b85xLQv7oCiPWwspIQrMGBn/view?usp=drive_link
Na noite do dia vinte e dois de abril de dois mil e vinte e cinco, foi realizada uma reunião de coordenação ampliada, da qual bimestralmente participam as lideranças das sub-regiões e dioceses de nosso Regional onde existam grupos da Pastoral da Ecologia Integral.
As reuniões ampliadas de 2025 são abertas somente para um coordenador por sub-região, e são realizadas bimestralmente (conforme calendário), às 19h00. Cada sub-região elege seu representante entre os coordenadores diocesanos, que terá a tarefa de ser o interlocutor entre as dioceses que compõem sua sub-região e a coordenação da PEI do Regional Sul 1, e participar nas tomadas de decisão nessas reuniões ampliadas.
Excepcionalmente, esta reunião aconteceu com todos os coordenadores, devido a eleição do vice-coordenador.
A reunião virtual teve seis itens de pauta:
Eleição do novo vice-coordenador.
Jornada Laudato Si’ - 19/05 a 25/05.
Articulação PEI Nacional.
Igreja Rumo à COP 30.
Campanha da Fraternidade - Manutenção Blog e Mapa.
Continuidade do Projeto “Água: Fonte de Vida”.
Resumo:
- Introdução: A reunião foi secretariada pelo secretário André Gonçalves, e guiada pelo coordenador Luciano Machado. Luciano, partindo da premissa de que o item 1 da pauta, ou seja, a eleição do vice-coordenador, era o mais importante e dependia de aprovação das lideranças, e os outros temas da pauta eram mais de caráter informativo / comunicativo, e considerando que no começo da reunião ainda estavam poucos coordenadores presentes, decidiu que a eleição do vice-coordenador deveria ser passada para o final, para não atrasar a reunião.
- Oração inicial: O Encontro iniciou com a lembrança do legado do Papa Francisco, que fez sua Páscoa no dia anterior (21/04/2025), com leitura de trecho de parágrafo 69 da Laudate Deum, e foi feito um minuto de silêncio em sua memória, seguida da oração da CF 2025 e da Ave-Maria.
- Jornada Laudato Si’: Luciano fez uma apresentação da programação de seminários acadêmicos previstos para os dias 19 a 21 de maio de 2025, e das propostas de realização de celebrações pelos 10 anos da Laudato Si’ nas sete sub-regiões do Regional Sul 1 no dia 24 de maio de 2025, e realização de ações concretas no dia 25 de maio. Luciano ainda mostrou o site e esboços de artes de divulgação do evento, e reforçou o pedido para que os grupos de PEI nas dioceses cadastrem as ações que serão realizadas por elas, fazendo o preenchimento do formulário criado para esta finalidade (https://forms.gle/t9tmMEyCvPGtgFoLA), até a data limite de 25 de abril, para poder constar na programação a ser publicada no site e redes sociais, com tempo o bastante para uma boa divulgação de todas as atividades. Mencionou ainda que haverá uma celebração no dia 24 de maio na capital paulista, que será transmitida ao vivo pela internet. Malu explicou que no caso da sub-região Campinas, irão inverter as datas das atividades dos dias 24 e 25, e pediu que pudesse alterar essa informação na divulgação, ao que Luciano afirmou que fará essa alteração. Agenda com os horários e os locais das celebrações AQUI. Agenda com os horários e os locais das atividades comunitárias AQUI.
- Articulação PEI Nacional: Luciano informou que no dia 26 de abril irá participar de reunião da Diretoria da Articulação das Pastorais da Ecologia Integral do Brasil (APEIB), representando os grupos de Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1, na condição de coordenador estadual. Nessa reunião será trabalhado a proposta trazida pelos Bispos dos 3 Regionais onde a PEI está institucionalizada (Sul 1, Sul 2, e Leste 1, respectivamente os estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro), no qual pretendem fomentar e fortalecer a formação da Pastoral da Ecologia Integral em todos os Regionais, para que, então, haja condições futuras da criação da Pastoral da Ecologia Integral a nível nacional.
- Movimento “Igreja rumo a COP 30”: Luciano comunicou que estão sendo realizadas reuniões preparatórias (“Pré-COP”) nas macrorregiões definidas pela CNBB, de forma a capacitar um determinado número de lideranças para o entendimento da proposta geral da COP 30 (que ocorrerá em Belém do Pará, em novembro de 2025). A Pré-COP Leste (que abrange nosso Regional Sul 1) será entre os dias 25 e 27 de julho em Belo Horizonte, e ainda serão informadas quantas vagas serão disponibilizadas para os grupos de PEI do Regional Sul 1 para este encontro. Luciano informou ainda que cada Regional deve realizar um encontro para preparar seus agentes para participar da Pré-COP Leste, seguindo um modelo sugerido pela organização do movimento, que consiste na leitura de alguns materiais e a realização de um encontro de aproximadamente 2 horas de duração, com roteiro disponibilizado pela organização do movimento, e propôs que estes encontros sejam realizados em junho, no mês do meio ambiente. Luciano destacou a importância de não só levar as pessoas a participar da COP-30, mas também de levar a COP para as pessoas nos territórios, capacitando-as para que possam cobrar mudanças concretas na sua realidade local. Link para Roteiro das Rodas de Conversa (Sugestão para Junho Verde - encontro de 2 horas - Presencial ou Virtual): https://drive.google.com/file/d/1ISY0Ds46HYef7oIcG1upwbRqNCQwm1UJ/view?usp=drive_link . Link para pasta com todos os materiais da PRÉ COP: https://drive.google.com/drive/folders/1RSw0lN2DVb1luyN64VmgGjLT4hHsaMPC?usp=drive_link
- CF-2025 nas dioceses do Regional Sul 1: Luciano pediu que os grupos enviem relatos das formações e ações referentes à CF-2025 realizadas por eles nas suas paróquias, dioceses e sub-regiões, por meio do preenchimento de um formulário (ou outro meio equivalente), para que a coordenação estadual possa inserir estas informações no blog e redes sociais, com a finalidade de registro, divulgação e celebração, dada a fecundidade das ações realizadas. - Formulário para envio dos materiais: https://forms.gle/qpvC8FYjRUjtGrEG7
- Continuidade do projeto “Água: Fonte de Vida”. Proposta de, ao término do ciclo diocesano, em vez de ser feita a multiplicação das capacitações nas paróquias, que seja realizado um novo ciclo de formações em nível de Regional, reavaliando os formatos, título, e temas abordados. Frei André e Malu propuseram que não abranja apenas a água, seja mais completo (talvez até mudando o título ou subtítulo “Água Fonte de Vida”, e Frei André e João Paulo complementaram sugerindo que tenha como mote que seja uma “capacitação / formação de novos agentes da Pastoral da Ecologia Integral” (inclusive no título), considerando o estágio mais maduro dos grupos diocesanos (do que 3 anos atrás) e os constantes pedidos que recebem de cursos de capacitação de novos agentes, aproveitando que o tema está em alta devido à Campanha da Fraternidade sobre Ecologia Integral. Luciano propôs uma oficina de reformulação da proposta original, a ser realizada no dia 14 de junho (sábado); Washington e Malu propuseram que a data dessa oficina fosse alterada para um dia de semana à noite, crendo que mais pessoas poderão participar, presumindo que o “Junho Verde” já terá muitas ações nas dioceses aos finais de semana. Luciano acatou a sugestão e ficou definida a data de 17 de junho (uma terça-feira) às 19h30 para esta oficina.
- Eleição de vice-coordenador estadual e criação de conselho consultivo: Luciano informou que havia sido aberto um prazo entre 18 de fevereiro e 18 de março de 2025 para receber candidaturas para a função de vice-coordenador, período no qual não houve nenhuma inscrição, e que por isso o prazo foi estendido até 14 de abril. Nessa segunda tentativa, houve a indicação de dois nomes para a eleição. Diante desta situação, a atual coordenação discerniu que “uma coordenação em parceria, como uma equipe, poderia expressar melhor a sinodalidade e a integralidade”, e, baseada nessa premissa, e tendo em vista que na Assembleia ficou definido que o coordenador indicaria o secretário que assumiria o “mandato” pelo mesmo período que o coordenador, conversou com os dois indicados na véspera da eleição (dia 21), e fez-lhes a proposta de trabalharem em conjunto, um como coordenador/a, e o outro como secretário/a, perguntando-lhes qual função, diante do perfil deles, melhor poderiam atender, proposta que foi aceita pelos candidatos. Assim sendo, a proposta da eleição não seria mais a escolha entre votar em uma pessoa ou outra, mas aprovar se a nova coordenação pode ser formada pelas duas pessoas indicadas. Esta coordenação em parceria sinodal seria formada por:
- José Aparecido dos Santos - Diocese de Bauru - Vice coordenador em 2025 / Coordenador em 2026.
- Luciano Rodolfo de Moura Machado - Diocese de São José dos Campos - Coordenador em 2025 / Vice coordenador em 2026
- Luciana Maria Dogo Martins e Corrêa - Diocese de Jundiaí - (vice) Secretária em 2025 / Secretária em 2026
- André Staudemeier Gonçalves - Diocese de Santos - Secretário em 2025.
A atual coordenação também propôs a criação de um Conselho Consultivo, que seria formado pelos ex-integrantes das coordenações anteriores, tendo como missão orientar e assessorar a coordenação vigente, fornecendo, quando consultados, conhecimento e recomendações advindos da experiência acumulada para a tomada de decisões. Diferentemente da coordenação, que assume responsabilidade pelas decisões, o conselho consultivo atua para oferecer um ponto de vista que pode ser adotado a questões que a coordenação desejar.
Aprovaram as proposta e nomes da nova coordenação, além da criação do Conselho Consultivo as PEI de: Aparecida, Araçatuba, Bauru, Campinas, Campo Limpo, Caraguatatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Taubaté.
As PEI que estiveram ausentes na reunião foram: Jales, Lorena, Mogi das Cruzes, Ourinhos, São Paulo - Região Belém, São Paulo - Região Sé, Votuporanga e Registro. A representante da Arquidiocese de Ribeirão Preto não votou pois ainda não há um grupo formado na Arquidiocese.
A reunião foi gravada e o link do arquivo está disponível em: https://drive.google.com/file/d/1VtINnQKf6fF1GaeI5MNHOMb4ojMwYVIb/view?usp=drive_link
Participantes da reunião de eleição:
Coordenação Regional Sul1: Luciano Rodolfo de Moura Machado - Coordenador; André Staudemeier Gonçalves - secretário; padre Luiz Albertus Sleutjes - Assessor religioso.
Representantes das Sub-regiões:
Aparecida: Lúcia Helena Villas-Bôas (Diocese de São José dos Campos); Washington Luiz Agueda (Arquidiocese de Aparecida), Ronaldo (Diocese de Taubaté), Eliana Sader (Diocese de Caraguatatuba).
Botucatu: Frei André Gurzynski e Professor José Aparecido “Cido” dos Santos (Diocese de Bauru); Valéria Martin Regazzini (Diocese de Marília); Wilson Portella (Diocese de Presidente Prudente); João Paulo Galdino (Diocese de Araçatuba).
Ribeirão Preto 1 e 2: Ednalva Cunha Parreira (Arquidiocese de São José do Rio Preto), Cláudio Rogério Pontes (Diocese de São João da Boa Vista), José Juvenal (Ribeirão Preto).
Campinas: Ana Cláudia Oliveira (Arquidiocese Campinas), Maria Luísa Bonazzi Palmieri e José Jorge Guedes (Diocese de Piracicaba), Elen Pilegi Neves Diocese de São Carlos).
Sorocaba: Luciana Maria Dogo (Diocese de Jundiaí); Nivaldo de Siqueira Gomes (Diocese de Itapeva).
São Paulo: Maria de Lourdes Marques Ribeiro Castro (Diocese de Campo Limpo); André Staudemeier Gonçalves (Diocese de Santos).
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será postado assim que aprovado. Muito obrigado!