Participação da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 na 46ª Assembleia Eclesial do Regional
Participação da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 na 46ª Assembleia Eclesial do Regional
Entre os dias 24 e 26 de outubro, o Regional Sul 1 da CNBB realizou sua 46ª Assembleia Eclesial (anteriormente chamada Assembleia das Igrejas Particulares) e a Pastoral da Ecologia Integral participou deste momento de comunhão e sinodalidade, representada por seu vice-coordenador (e coordenador a partir de 2026) Professor José Aparecido, e pelo secretário André.

Por meio de uma programação composta de momentos de oração, estudos, reflexões e partilhas, buscamos colaborar para fortalecer a ação da Igreja no nosso Regional, em unidade com todo o clero, Pastorais e Movimentos.
Detalhes da 46ª Assembleia:
Tema central: "Identidade eclesial e pertença diocesana".
Lema: “Cristo vai à nossa frente, o mundo precisa da Sua luz” (Papa Leão XIV).
Objetivo: À luz do Instrumento de Trabalho das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, fortalecer a participação e pertença à Igreja diocesana.
Nossa Pastoral teve a oportunidade de expressar, em uma fala ao microfone no domingo, nossa gratidão pelo apoio da CNBB durante o ano de 2025, especialmente devido à Campanha da Fraternidade com tema de Ecologia Integral durante a quaresma. O texto lido por José Aparecido foi este:
“Prezados irmãos e irmãs,
Agradecemos pelas ações realizadas durante a Campanha da Fraternidade 2025, dedicada à Ecologia Integral. O engajamento foi notável, com 85% das dioceses realizando atividades concretas de educação ambiental. Iniciativas inspiradoras, como a Gincana da Reciclagem. Em Aparecida, a denúncia ambiental articulada frente à proposta de uma termelétrica em Caçapava, demonstra que a fé se traduz em ação cívica e profética.
Mais ainda. Com a Campanha da Fraternidade, sementes da PEI foram espalhadas e hoje presentes na maioria das Dioceses da Regional e em todas as Províncias.
A Pastoral da Ecologia Integral no Regional Sul 1 tem demonstrado amadurecimento significativo, com avanços em quatro pilares principais: diálogo acadêmico, oração e celebração, formação e articulação contínua, e presença e voz.
Objetivando apoiar a organização da PEI na Regional, entre setembro a novembro de 2025, estamos realizando reuniões com todos os grupos existentes nas sub regiões.
Olhamos agora para o futuro com a urgência de uma conversão ecológica profunda. Nosso principal vetor de avanço é o engajamento no movimento "Igreja Rumo à COP 30", trazendo debates socioambientais para a realidade "local".
Nossas ações futuras estarão focadas em capacitar agentes multiplicadores, enfrentar estruturalmente a crise socioambiental e promover a Ecologia Integral.
Que a força do Espírito nos inspire a perseverar nesta missão, transformando a esperança em ações concretas de cuidado com a nossa Casa Comum e com as pessoas que nela habitam.”
Nosso vice-coordenador relatou seu sentimento nesta primeira experiência de participar da Assembleia:
“Um agente Pastoral que participa de uma Assembleia Eclesial, é um momento muito especial. A programação foi rica e diversificada, com palestras que me fizeram refletir sobre o papel da Igreja na sociedade atual. É impressionante pensar em toda a experiência acumulada pela Igreja ao longo dos séculos, bem como as diversas pastorais criadas e institucionalizadas. Isso não é por acaso; é uma resposta às necessidades da humanidade e demanda um verdadeiro engajamento de toda hierarquia eclesiástica. Foi um lembrete de que, apesar das diferenças, estamos todos chamados a trabalhar juntos em prol da casa comum e das pessoas que nela habitam. As reflexões e debates certamente terão um impacto duradouro em minha prática pastoral e em minha compreensão da vocação cristã.”
A Assembleia foi realizada no Mosteiro de Itaici pertencente aos jesuítas, em Indaiatuba, local onde tradicionalmente ocorrem as reuniões.
Publicação em nosso Instagram:
https://www.instagram.com/p/DQPqD8PEUHJ/
Mais fotos de André:
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será postado assim que aprovado. Muito obrigado!